Notícias


Imagem Notícia

Agronegócio: BR pode colher 500 milhões/ton

O Brasil poderá colher 500 milhões de toneladas de grãos por safra a partir de 2025. A projeção foi apresentada pelo presidente da Coopavel e vice-presidente da Acic para Assuntos da Agricultura, Dilvo Grolli, durante palestra quinta à noite na sala de reuniões da Sociedade Rural do Oeste, na 25ª Expovel. O tema foi dirigido a empresários ligados à Acic e a uma caravana de representantes de cooperativas canadenses.
O Brasil colheu nesta safra 119 milhões de toneladas de grãos e é o terceiro em produção agrícola no mundo, atrás da China com 450 milhões de toneladas e dos Estados Unidos com 420 milhões. Dilvo informou que a perspectiva de crescimento no Brasil é conseqüência de o País plantar em apenas 6,5% do seu território. “Temos 851 milhões de hectares e apenas 47 milhões são cobertos por lavouras e há pelo menos 85 milhões que podem ser cultivados, sem considerar parte dos 215 milhões de hectares hoje destinados à pecuária”.
A China já esgotou a ocupação de área para a produção de grãos e os Estados Unidos enfrentam problemas climáticos. “Os Estados Unidos têm população bem inferior à da China e da Índia, por isso este país é um grande exportador mundial”, lembrou Dilvo. Ele citou que a produtividade agropecuária brasileira cresceu 106% nos últimos 13 anos e que a área plantada foi expandida em apenas 25%. “A revolução brasileira está na produtividade”.
A força do agronegócio
O presidente da Coopavel deu números que mostram a importância do agronegócio para a economia brasileira. O setor é responsável por 37% do PIB do País, por 40% dos empregos e tem contribuído para manter o saldo da balança comercial superavitário. As cooperativas respondem por 16,5% do PIB paranaense e o setor agrícola detém 53% da economia estadual. A produtividade da soja no Brasil era de 1,3 mil quilos por hectare em 1986 e atingia 2,2 mil quilos nos Estados Unidos.
Em 2001, os dois países alcançaram 2.650 quilos de soja por hectare e em 2003 o Brasil chegou a 2,8 mil quilos/hectare e os Estados Unidos, com problemas climáticos, mantiveram a média de 2,2 mil quilos. A projeção de produtividade de soja esperada para o Brasil na safra de 2005 é de 3 mil quilos/hectare. A região Oeste já produz acima da média nacional e alcançou na última colheita 3,3 mil quilos/hectare.
A previsão de safra de grãos para o Brasil em 2005 é de 138 milhões de toneladas, crescimento de 16% em comparação aos 119 milhões colhidos recentemente. A expansão da fronteira agrícola nacional é um fenômeno que ocorre em todo o País, principalmente na região Centro-Oeste em função da topografia favorável.
O Sul responde por 47% da produção agrícola nacional e continua líder nesse setor econômico. “Vinte milhões dos 47 milhões de hectares cultivados no País são destinados às lavouras de soja e em dois anos a produção nacional será igual à norte-americana, na casa das 77 milhões de toneladas”, informou Dilvo. O Brasil conseguiu 64 milhões de toneladas na última colheita.
Voltar