Notícias


Imagem Notícia

Candidatos expõem propostas em debate

Cerca de 250 pessoas participaram na noite de quinta-feira, na Acic, do debate com os quatro candidatos a prefeito de Cascavel – Lísias de Araújo Tomé (PPS), Edgar Bueno (PDT), Renato Silva (PSDB) e Leonaldo Paranhos (PMDB). A finalidade dos organizadores era conhecer as propostas de cada um e permitir que a população, que pôde assistir o evento pela TV ou acompanhar pelo rádio, pudesse ter um elemento a mais para decidir seu voto de forma ainda mais consciente e democrática. “Felizmente, essas metas foram alcançadas”, diz o secretário-geral da Acic, Anderson Dalle Corte, um dos organizadores do debate.
O evento começou às 22 horas e se estendeu até meia-noite. A mediação foi feita pelo jornalista Gelson Negrão. Durante os seis blocos, os candidatos tiveram a oportunidade de falar sobre questões ligadas à economia, saúde, educação, ação social, agricultura, infra-estrutura, desenvolvimento industrial, capacitação profissional, entre outros. “A democracia oferece a possibilidade de organizar debates e, através deles, pode-se conhecer o que cada candidato pensa e pretende fazer. Conhecer e analisar as propostas de cada um é elementar para votar com responsabilidade”, diz o coordenador da Pastoral da Comunicação, padre Reginei Modolo.
A regras do confronto de idéias foram definidas por representantes das entidades organizadoras e das coligações. Os quatro candidatos tiveram a oportunidade de informar os motivos de lançar sua candidatura à prefeitura. O segundo bloco foi reservado a temas livres com perguntas feitas pelas entidades promotoras. O terceiro, também com questionamentos entre os candidatos, foi dedicado a assuntos ligados à segurança e saneamento.
Saúde e geração de renda foram debatidos no bloco seguinte e no quinto os candidatos puderam, livremente, fazer questionamentos uns aos outros. O sexto e último foi reservado a considerações finais dos postulantes à prefeitura e à leitura da mensagem final produzida pelos organizadores. O debate foi transmitido pela Tarobá e CATVE e pelas rádios Colméia, Verdes Campos e Capital. Associação dos Jornalistas de Cascavel, Acic e Pastoral da Comunicação promoveram o encontro.
Voltar