Renato Silva afirma querer empresário como parceiro

Os empresários, por meio de suas entidades de classe, vão desempenhar papel importante no governo municipal de Cascavel caso Renato Silva venha a ser eleito em 3 de outubro. Essa foi uma das mensagens deixadas pelo candidato peessedebista quinta-feira à noite, na Acic, durante evento que encerrou o ciclo de encontros com postulantes ao cargo de prefeito promovido pela associação comercial. Renato assumiu o compromisso de governar democraticamente e disse querer o diálogo com a comunidade como um aliado para fazer uma boa gestão.
Uma das propostas do candidato é criar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, estruturada, segundo ele, para oferecer suporte, incentivos e respostas rápidas aos anseios da classe empresarial. Ele pretende ter em mãos um diagnóstico do potencial de cada bairro e então investir para valorizar essas vocações. Renato Silva vai incentivar parcerias para a oferta de cursos e treinamentos nas mais diversas áreas e quer, inclusive, levá-los aos bairros e ao interior.
O tucano entende que o poder público deve ser um agente facilitador e permitir que os empresários trabalhem com todo seu potencial. “A burocracia faz mal. Os comerciantes, industriais e prestadores de serviços devem, primeiro, receber os clientes em vez de os fiscais da prefeitura”, citou. Ele prometeu aplicar a lei para impedir a realização de feiras itinerantes e informou que é contra aumento de impostos e que vai instituir o Conselho Municipal de Tributos, formado por representantes da comunidade.
O peessedebista também assegurou que a construção das marginais da BR 277, no perímetro urbano de Cascavel, vai acontecer no seu governo. “O dinheiro virá de fontes oficiais e não dos empresários”. Renato Silva quer melhorar a estrutura do atual aeroporto sem esquecer do regional. O caminho para tirar essa obra do papel está, afirmou, em promover a unidade regional e contar com a força dos representantes de Cascavel e da região em Brasília. “É a mesma situação de conseguir mais varas cíveis para a nossa comarca. Para isso, precisa-se de força política, que Cascavel tem, mas infelizmente não usa”, afirmou.
Segurança
A redução dos índices de criminalidade, de acidentes e de mortes no trânsito é outro desafio que Renato disse querer enfrentar. Ele propõe como saída a criação da Secretaria de Cooperação de Segurança, um órgão pensado para trabalhar de forma conjunta com as forças policiais já estabelecidas no município. “Sou pela prevenção e pela educação, por isso precisamos investir ainda mais nessa área”. Ele pretende colocar 50 viaturas à disposição da secretaria. Os candidatos a prefeito tiveram 50 minutos para responder aos questionamentos, elaborados pelos diretores e lido por um interlocutor da Acic.