Notícias


Imagem Notícia

Lísias quer qualidade de vida ao agricultor

Criar ações para melhorar a qualidade de vida do agricultor é um dos compromissos do candidato do PPS à Prefeitura de Cascavel, Lísias Tomé. Essa foi uma das informações dadas pelo pepista quinta à noite durante encontro com empresários e lideranças na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic). Lísias falou de suas metas ao responder a questionamentos elaborados por diretores da entidade e lidos pelo vice-presidente Guido Bresolin Jr. O candidato do PPS foi o terceiro a participar e o último será Renato Silva, do PSDB, no dia 2 de setembro.
Lísias lembrou que na década de 70 cerca de 60% da população morava na zona rural e que agora apenas 7% ainda residem no interior. “Parte da população que deixou o campo na busca de uma vida melhor na cidade passou a fazer parte de bolsões de pobreza na periferia”, disse o candidato, ressaltando a necessidade da adoção de políticas que possam manter o agricultor na zona rural. “Para isso, ele precisa de qualidade de vida. Sentir-se devidamente valorizado”. Levar médicos e dentistas ao interior, melhorar as estradas, oferecer programas para elevar a renda e criar opções de lazer e de entretenimento são algumas propostas do pepista ao setor.
O candidato defende a construção das marginais, mas com investimentos oficiais e não feitos pelo empresário, “que paga uma carga tributária elevada para receber esse tipo de benefício como retorno”. Ele também quer projetos para embelezar as rodovias no perímetro urbano de Cascavel, a fim de torná-las um atrativo a mais. Lísias reconhece as limitações, inclusive técnicas, do atual aeroporto e garante investimentos para melhorar a estrutura, executadas através de parcerias. A redução do preço das passagens também será um desafio de seu governo, garantiu.
Ele se comprometeu em ouvir as entidades antes de definir nomes a postos estratégicos da administração. “Minha coligação não tem cargos loteados”, assegurou. Repensar o trânsito é uma das saídas para reduzir o número de acidentes e de mortes em Cascavel. Lísias também vê problemas na má conservação de calçadas e na forma incorreta de localização dos semáforos, ajustes que também pretende fazer. O índice de criminalidade preocupa o candidato. A idéia é não agir apenas com a repressão a esses crimes, mas trabalhar a formação de um cidadão ainda melhor, a partir de programas com o direto envolvimento da escola.
Lísias defende horários diferenciados, inclusive aos sábados, para o funcionamento dos centros de educação infantil. Ele pretende oferecer tratamento especial à política de industrialização, com a atração de novos empreendimentos e valorização dos empresários já estabelecidos em Cascavel. Ele quer apoiar-se na legislação para inibir a realização de feiras itinerantes e ressaltou que a Lei de Responsabilidade Fiscal será o parâmetro para a redefinição da carga tributária municipal. Lísias pretende desburocratizar o atendimento às empresas e buscará meios ainda mais eficientes para, em parceria com entidades e empresários, divulgar as potencialidades do município.
Voltar