Edgar defende criação do conselho de contribuintes

A criação do Conselho Municipal de Contribuintes é uma das ferramentas que o prefeito Edgar Bueno, candidato à reeleição, quer contar caso venha a cumprir um segundo mandato na Prefeitura de Cascavel. A instituição de um órgão semelhante é defendida pela Acic e outras entidades face ao aspecto democrático e participativo que esse instrumento oferece. “Meu governo tem esse perfil, por isso o conselho virá somar”, disse Edgar Bueno quinta à noite, na Acic, durante encontro com empresários e lideranças.
O Conselho do Contribuinte busca um acompanhamento mais intenso da política tributária do município e a idéia já é adotada em vários municípios brasileiros com sucesso. “´Será bom para a comunidade e para mim também, já que poderemos dividir responsabilidades”, disse Edgar. O candidato do PDT falou também sobre estratégias para reduzir a violência no trânsito de Cascavel. O município tem mais de cem mil veículos e os números são elevados em função da adoção de uma política diferenciada de apuração dos óbitos relacionados a acidentes.
“Aqui, quem está hospitalizado face a uma ocorrência de trânsito e falece até dois meses depois é computado como vítima do trânsito. Em outras cidades, essa forma de apuração observa apenas dez dias após o ocorrido”, citou Edgar, ressaltando que Cascavel não tem, como outros tentam afirmar, indústria de multas. O candidato também lembrou que a prefeitura investe hoje mais de R$ 200 mil mensais para combater a criminalidade e cede pessoal às forças policiais. Ele é contra a Guarda Municipal, em razão desta não ter poder de polícia, mas quer manter diálogo com a comunidade e governo para encontrar saídas para o problema.
Edgar também foi questionado sobre a possibilidade de funcionamento das creches aos sábados. “O investimento seria de R$ 500 mil por ano. Minha proposta é mais ambiciosa: dobrar o número de crianças atendidas com a criação de novas estruturas. Hoje, atende-se 2,5 mil e queremos chegar a cinco mil”, afirma ele. O candidato mostra-se um defensor das marginais da BR 277 e citou, inclusive, a instituição de uma parceria com a Rodovia das Cataratas e empresários para executar a obra. O Estado também deveria se envolver, lembrou.
Aeroporto
Investir na melhoria do atual aeroporto está entre as prioridades de Edgar que vê, no entanto, o novo projetado para a região de Espigão Azul como um sonho distante. “Além das dificuldades em conseguir materializá-lo, não temos demanda para dar suporte a uma estrutura dessas. Foz, que é uma cidade turística, enfrenta dificuldades em manter o seu”, afirmou o candidato. Ele também falou da nomeação de sua equipe e disse que quer ouvir sugestões de nomes para ocupar cargos estratégicos do governo.
O fortalecimento da agropecuária, com boas estradas e assistência técnica, e a intensificação da política industrial iniciada neste governo também são compromissos de Edgar. Ele também admite a possibilidade de rever a alíquota de impostos, como do ISSQN, e quer qualificar pessoal para acelerar o atendimento às empresas. Criar instrumentos de capacitação de mão-de-obra e ações para vender melhor a imagem de Cascavel também estão nos planos do pedetista. As perguntas feitas ao candidato foram formuladas por diretores da Acic e lidas pela presidente Susana Gasparovic Kasprzak. Lísias Tomé, do PPS, participa do encontro na próxima quinta.