ACIC leva pedidos de empresários à Seinctur

A Associação Comercial e Industrial de Cascavel dedicou seu encontro empresarial de quinta-feira para uma discussão sobre a realidade enfrentada pelos empresários estabelecidos nos núcleos, parques e casulos industriais do município. O tema é amplo e por isso a ACIC vai aguardar até o fim da próxima semana para receber todos os pedidos apresentados pelos industriais, inclusive passados por e-mail e fax, e então encaminhá-los à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Seinctur).
Os empresários têm como principais reivindicações a conclusão de obras originalmente previstas no projeto de implantação dos núcleos industriais e, em alguns casos, ainda não contempladas. Entre elas estão pavimentação, iluminação, melhorias em acessos e principalmente a adoção de um sistema mais ágil para a liberação das áreas. Os industriais também pedem estudos técnicos mais rigorosos para melhorar a localização das áreas industriais, uma situação histórica nesse tipo de processo. Eles pedem mais investimentos em treinamento de mão-de-obra especializada.
Números
O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Cascavel (Codevel), Pedro Rempel, apresentou dados sobre a estrutura dos núcleos, dos projetos em andamento e dos novos tabulados para o setor. A Codevel opera desde 1979 e seu compromisso é de dar suporte à Seinctur, planejar e executar a política de industrialização do município. O incentivo fiscal é lei em Cascavel e apenas de 2001 até agora cerca de R$ 5 milhões deixaram de ser recolhidos pela administração devido a esse compromisso, lembrou o presidente.
Rempel deu números atualizados de empresas na ativa no município. São 10.115 e dessas 42% estão na prestação de serviços, 31% no comércio e 20% são autônomas. O Fundo Municipal de Desenvolvimento financiou R$ 911 mil nos últimos três anos e meio. O valor do empréstimo é de R$ 1,5 mil e 45% das que se utilizaram desse recurso são do ramo de confecções. O presidente da Codevel também falou sobre a situação atual dos núcleos industriais, do número de empregos que geram e dos projetos, como da consolidação do Pólo do Vestuário, e da transformação do PIC em Cidade Industrial e Tecnológica de Cascavel (Citvel).
Empregos
Os dados apresentados por Rempel indicam para a criação de 163 novas empresas no município de 2001 para cá. Ele informou também que foram abertas 13 mil novas vagas formais no período. A Codevel acompanha ainda o processo de instalação de novas grandes empresas em Cascavel, como uma unidade de fabricação de fertilizantes da Bunge, de uma indústria da Purina, de uma fábrica de fogões e de outra de acessórios para bicicletas. Rempel disse que os pedidos dos empresários estabelecidos nos núcleos são prioridade também à Secretária de Indústria e Comércio e à Codevel.