Oeste defende o fortalecimento da Faciap

A região quer
participar mais
ativamente do
dia-a-dia da
federação no PR
Cascavel - Presidentes, diretores e representantes de 36 associações comerciais e industriais do Oeste participaram na noite de segunda-feira de um encontro com o presidente da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná), Jefferson Nogaroli. A finalidade da reunião, realizada na ACIC, em Cascavel, foi estabelecer um diálogo franco que pudesse contribuir para construir uma federação ainda mais forte, integrada e participativa.
O presidente da Caciopar, a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, José Carlos de Souza, disse que a Faciap avançou e que com a ajuda de todos pode-se fazê-la crescer ainda mais. “O interior quer contribuir para tornar a Faciap um órgão aglutinador e porta-voz dos anseios da classe empresarial”. As associações apontaram a necessidade de definir bandeiras de interesses regional e estadual, de atenção às moções reivindicatórias e de uma comunicação ainda mais eficiente.
A presidente da ACIC, Susana Gasparovic Kasprzak, lembrou que a força da Faciap, que representa mais de 280 associações comerciais e reúne milhares de empresas, é expressiva e deve ser utilizada também, além das causas econômicas, na tentativa de viabilizar anseios sociais, como por mais segurança. Juscelino Giono, da Associação Comercial de Cafelândia, pediu maior empenho na federação em questões como a redução da carga tributária.
Milton Tihem, da Associação de Nova Santa Rosa, informou sobre a dificuldade e falta de estrutura das pequenas entidades para colocar em prática todos os programas da Faciap. Para o presidente da Acit, a Associação Comercial e Industrial de Toledo, Mário Costenaro, a união demonstrada pelo Oeste e o interesse de Nogaroli de ouvir são passos vitais para estabelecer um diálogo mais intenso para fortalecer ainda mais a Faciap.
Nogaroli abriu sua participação informando não ser candidato à reeleição e disse que dirigir a federação é um exercício complexo. “Procurei nesta gestão criar as condições mínimas para que ela possa prosseguir sem os mesmos entraves burocráticos que encontrei. Um dos desafios era atualizar o estatuto e criar ações que pudessem elevar a receita das associações comerciais e coordenadorias”. Ele citou o Paraná Digital, o Proe (uma ação facilitadora à contratação de estagiários), e a Sicoob, uma cooperativa de crédito, como alternativas para fortalecer as associações.
Perfil
O presidente da Faciap informou que a federação vai implantar um sistema para melhorar e agilizar a comunicação com as coordenadorias e associações comerciais. E falou também da criação de um projeto para traçar o perfil e o tamanho das associações, a fim de estabelecer formas específicas de tratamento. “Uma Faciap forte precisa do envolvimento de todos, da padronização de procedimentos e dar a mesma face à federação em todo o Estado”. Nogaroli vai liberar R$ 100 mil à região para potencializar projetos da entidade.