Fórum debate cotas, ciclo e desafios da universidade

Professores e acadêmicos da Unioeste, Unipar, Fadec e FAG participaram na noite de quarta-feira, no auditório da ACIC, do 1º Fórum de Discussão sobre Reforma Universitária, promoção do Conselho do Jovem Empresário, do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Unioeste e do Impacto Acadêmico, uma publicação especializada em temas do ensino superior. A finalidade central do encontro, de acordo com o presidente do Conselho, Gelson Antônio dos Santos, foi debater o assunto e promover a troca de informações.
Os principais temas abordados são propostas do governo em uma tentativa de reforma universitária, a fim de melhorar a qualidade do ensino do 3º grau e socializá-lo ainda mais. Gelson informa que os presentes discutiram sobre a possibilidade de compensação de vagas ociosas da iniciativa privada para a pública. Para isso, o governo federal ofereceria incentivos fiscais como compensação às privadas. Os participantes também debateram sobre a forma de ingresso na universidade pública.
A proposta é de reserva de vagas para alunos de ensino público, da mesma forma que acontece hoje para etnias, a exemplo dos negros. “O tema é polêmico, porém nossa obrigação e de estar informados a respeito”, de acordo com Gelson. Outra intenção é de criar um ciclo básico no terceiro grau, que envolveria os alunos em matérias de formação geral e depois disso passariam a freqüentar áreas específicas. Um segundo fórum deverá ser agendado ainda este ano para aprofundar o debate e elaborar sugestões.