PR sedia congresso do sistema associativista

Mais de 1,5 mil empresários de várias regiões do país participam de 21 a 23 de julho do 14º Congresso Brasileiro da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, no Embratel Convention Center, em Curitiba. Com o tema ‘Associativismo e pequena empresa: enfrentando desafios e compartilhando vitórias’, o evento irá reunir lideranças empresariais, autoridades nacionais e estaduais, entre eles ministros de Estado e figuras ilustres da política e da economia.
Segundo o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e também vice-presidente de Produtos da CACB, Jefferson Nogaroli, esta é a primeira vez que Curitiba sedia um encontro nacional da Confederação. “Trata-se do maior evento empresarial do sistema associativista, um encontro tradicional com a participação das principais lideranças nacionais. Neste ano, será um grande fórum de debate da pequena empresa”, observa.
Para Marcos Domakoski, presidente da Associação Comercial do Paraná, uma das entidades anfitriãs do encontro, o tema é mais do que atual. “As empresas, de uma forma geral, estão sufocadas por uma política econômica com distorções. As micro e pequenas, essenciais para a saúde financeira do país, sofrem ainda mais, com um índice de mortandade assustador no primeiro e segundo anos de vida. Sofrem com carga tributária absurda, com juros elevados, com falta de capital de giro e com uma legislação trabalhista ultrapassada”, comenta.
De acordo com o presidente da CACB, Luiz Otávio Gomes, as micro e pequenas empresas são desiguais e por isso devem ser tratadas com diferença. “Você não pode, por exemplo, ter uma legislação única para o empresário brasileiro. Esse é um grande desafio: só com tratamento tributário diferenciado é que a micro e pequena empresa será consolidada no país. A carga tributária e as taxas de juros praticadas no Brasil são dois fatores impeditivos para o crescimento”, afirma.
Além dos debates sobre a lei geral e o acesso ao crédito para as MPEs, um dos destaques do congresso será a realização do 1º Encontro Nacional do Empreender, programa em parceria com o Sebrae que incentiva a união de micro e pequenos empresários em núcleos setoriais vinculados às associações comerciais, discutindo os problemas de seus respectivos segmentos econômicos, buscando melhorias e soluções para seus negócios.