Encomex mostra caminhos ao comércio exterior

Cascavel sedia no próximo dia 2 o Encomex, Encontros de Comércio Exterior, um dos maiores eventos do gênero atualmente desenvolvidos no Brasil. Esta será a 79ª edição e a quarta realizada no Estado. A finalidade é mostrar os caminhos disponíveis para inserir um número ainda maior de empresas em um mercado em expansão em todo o mundo. O Encomex é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Apex, Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e tem o apoio de cerca de 20 empresas e entidades.
A idéia central do evento é oferecer subsídios suficientes para que o empresário interessado em exportar possa ter respostas a seis questões básicas: Como exportar?, Para onde?, Que impactos, riscos e oportunidades posso ter no mercado mundial?, Será que a minha empresa está pronta para concorrer no mercado internacional?, Como preparar a minha empresa para começar a exportar? e Onde e como posso conseguir financiamento?. O credenciamento para o 79º Encomex acontece a partir das 8 horas do dia 2 e a abertura oficial será às 9 horas.
O início dos trabalhos vai ser comandado pelo governador do Estado, Roberto Requião, e pelo ministro da Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan. O primeiro painel será sobre Políticas e ações de comércio exterior e o segundo sobre Oportunidades para o comércio exterior brasileiro. Outro tema agendado é Instrumentos de apoio e mecanismos de financiamento ao comércio exterior e também serão realizadas oficinas e despachos executivos, informa o diretor da Companhia de Desenvolvimento de Cascavel (Codevel), Pedro Rempel.
Os participantes terão ainda atendimentos individuais e poderão presenciar exposição de serviços e técnicas de apoio ao comércio exterior e do potencial interesse para as empresas da região. O diretor de Comércio Exterior da ACIC, uma das entidades apoiadoras do Encomex, Paulo Meira, informa que esse tipo de evento é fundamental para ampliar as discussões sobre o tema e permitir a integração de um universo ainda maior de empresas ao mercado internacional. Informações pelos telefones (45) 225-7700 e 321-1438 ou pelo endereço eletrônico www.encomex.desenvolvimento.gov.br . As inscrições são gratuitas e limitadas.