HU: Pregão vai agilizar e reduzir custos de compras

O pregão presencial é a modalidade que passa a ser empregada para tornar ainda mais transparente, ágil e econômico o processo de compras de material de consumo para o Hospital Universitário de Cascavel. A implantação do sistema está sob a coordenação do pró-reitor de Administração da Unioeste, o professor Denis Dall´Asta. Há quatro pregões já divulgados no site da Unioeste, que podem ser conhecidas na seção licitações.
A previsão é de adquirir pelos menos 400 itens através desse sistema com diminuição média de preço de 30% entre o máximo do lance ao valor final oferecido pelos participantes dessa modalidade pública de compras, informa Denis. O tema foi apresentado na noite de quinta-feira, na Acic, durante o encontro empresarial semanalmente promovido pela entidade. O sistema foi autorizado pelo decreto 3.555/2000 e é regido pela lei 10.520 de 2002.
Denis explicou que a busca de um mecanismo ainda mais eficiente para as compras do HU era um dos compromissos do reitor Alcibíades Luiz Orlando. “E o pregão presencial parece-nos ser a melhor opção”, afirma o pró-reitor de Administração. Ele substitui a licitação, que costumava dar margens para irregularidades e recursos, que tornam o processo moroso. O pregão é um leilão ao contrário. Ele parte do maior preço para o menor e permite a compra por item.
O presidente da Comissão de Licitação da Unioeste, Ivair Deonei Ebbing, informou sobre as etapas do pregão presencial. A primeira é a pesquisa de preço para identificar o maior e anexá-lo ao edital, que pode ser comprado em até oito dias úteis – uma semana inferior ao de uma licitação. Os candidatos a fornecedor também são informados anteriormente sobre a quantidade daquele mesmo item necessária por prazo de um ano, tempo em que fornecerá antes da realização de um novo pregão. A modalidade será usada na compra de medicamentos, material médico/hospitalar e de expediente.
A empresa apresenta dois envelopes e no dia do pregão abre-se primeiro a proposta comercial – outro contém documentação para atender às exigências técnicas, aberta apenas na segunda etapa. A classificação para a próxima fase é da com o menor preço e daquelas com valor até 10% superior ao inferior. Sem isso, entram apenas as três com o menor preço. As classificadas participam de um novo leilão e vence a que oferecer o menor lance. Se não houver representante da empresa, será considerado apenas o valor da proposta escrita.
Transparência
O diretor geral do HU, Alberto Rodrigues Pompeu, também participou da reunião de quinta na Acic e reforçou que a transparência será a sua marca na função. “Vou conduzir os trabalhos de forma administrativa, oferecendo um enfoque pouco dado ao hospital desde sua fundação”, disse. Pompeu informou a existência de uma auditoria em curso, que apura a dívida resultante de uma parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná, o Cisop.