Notícias


Imagem Notícia

Cascavel vai promover congresso sobre trânsito

Cascavel realiza nos dias 6 e 7 de maio o 2º Congresso de Convivência no Trânsito, dirigido a todas as pessoas interessadas em fazer do trânsito, um dos principais responsáveis por mortes violentas no Brasil, um espaço mais responsável e de relações mais amistosas. O programa do evento foi divulgado na noite de quinta-feira, durante a reunião empresarial da ACIC, pelo presidente da Companhia Cascavelense de Transporte e Tráfego (CCTT), Sérgio Donadussi. O congresso será realizado no Teatro Emir Sfair, no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel.
O trânsito brasileiro mata todos os anos número de pessoas ao equivalente aos mortos em uma guerra, a exemplo da do Vietnã, que se arrastou durante anos e tirou cerca de 30 mil vidas. Os acidentes já são considerados uma epidemia e diminuir as estatísticas é um desafio mundial. Donadussi entende que o remédio está no comprometimento de cada um com a construção de um trânsito mais humano, responsável e consciente. “É importante que cada cidadão compreenda-se como sujeito no trânsito e tome consciência de mudar e contribuir para reduzir as perdas que o trânsito costuma provocar”, afirma.
Programa
A abertura oficial do congresso está agendada para as 19h30 do dia 6 e na seqüência o ministro das Cidades, Olívio Dutra, falará sobre “Brasil, líder em acidentes de trânsito. Como mudar essa rota?”. A segunda palestra da noite, às 21h15, será feita pela pedagoga e especialista em Trânsito, Maura Moro Barbosa. Ela abordará o tema “Trânsito, local de convívio social ou campo de batalha”. O programa prossegue no dia 7 com a apresentação da peça teatral Viver em trânsito, com o Grupo Teatral Anjos do Trânsito, às 9 e 14h30 e duas palestras.
O mestre em engenharia civil Carlos Prado vai falar sobre “A contribuição da engenharia na redução dos conflitos no trânsito”, às 19h30, e o ortopedista Marcos Musafir abordará o assunto “Imprudência e irresponsabilidade, uma mistura perigosa”. A presidente da ACIC, Susana Gasparovic Kasprzak, considera o debate e o envolvimento das pessoas em ações educativas como fundamental para diminuir as estatísticas de mortes e feridos no trânsito. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 30 de abril pelo telefone (45) 3036-8013 ou pela internet no endereço www.cctt.com.br.
Voltar