Cascavel tem 25 mil obesos e deficientes

A encarregada da divisão de desenvolvimento e treinamentos da Prefeitura de Cascavel, Zaida Nunes, participou na noite de segunda-feira do encontro promovido pelo Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Acic e falou sobre a acessibilidade. Zaida trabalha com a conscientização de empresários e de lideranças sobre a quebra de barreiras arquitetônicas como um sinal de respeito e de valorização das pessoas obesas e portadoras de necessidades especiais.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que cerca de 10% da população do planeta tem algum tipo de deficiência física e precisa contar com uma estrutura adequada para poder integrar-se socialmente. Outro dado revela que pelo menos 14,5% das pessoas na terra acabam excluídas por apresentar dificuldades de acesso. O número de obesos, embora essa não seja uma deficiência, e de portadores de necessidades especiais em Cascavel é de 25 mil pessoas.
A dificuldade de acesso não se limita a obesos e a deficientes físicos. A falta de investimentos nessa área também traz limitações a idosos com problemas de locomoção. A saída para essa crise é a uma conscientização geral para permitir a essas pessoas usufruir de passagens adequadas e acomodações específicas em empresas, locais de entretenimento e em órgãos públicos.
Pode parecer pouco, mas a inclusão de umas poucas cadeiras especiais para obesos nos cinemas é considerada um avanço. A presidente do Conselho da Mulher, Sivonei Gaidarji, considera o tema relevante e entende que as autoridades precisam agir rápido para reverter esse quadro.