ACIC homenageia Assis, o fundador da Eucatur

A Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC) fez na noite de quinta-feira homenagem ao empresário Assis Gurgacz, fundador da Eucatur, uma das maiores empresas de transporte rodoviário de passageiros do País. Gurgacz recebeu uma placa e pode contar um pouco da sua história aos empresários e lideranças presentes. A Eucatur comemorou 40 anos de atividades no último dia 31. Ela foi a célula de um grupo empresarial hoje presente em diversas áreas econômicas e que dá emprego a cerca de 11 mil pessoas.
Assis tem 63 anos e é natural de Cruz Machado, cidade próxima de União da Vitória. Ele é casado com Nair e pai de quatro filhos. O empresário é filho de um pequeno comerciante e teve nove irmãos. Embora tenha apenas seis meses de estudo, Assis encontrou no empreendedorismo, no trabalho e na determinação as ferramentas necessárias para crescer e chegar à condição de um dos mais bem sucedidos empresários brasileiros. Na adolescência, o sonho dele era ser motorista de ônibus e chegar a um dos principais ícones do setor era uma possibilidade sequer considerada.
Gurgacz chegou a Cascavel em 1958, época em que a cidade se resumia a uma vila com cerca de cem casas. A compra do primeiro ônibus aconteceu em 31 de março de 1964, mesma data do golpe militar no Brasil, e resultou da venda de um pedaço de terra e de algumas cabeças de gado. Tudo o que o empresário tinha na época. A primeira linha aproximou Cascavel e Santa Tereza do Oeste, à época uma vila com uns poucos moradores.
Como praticamente todas as linhas do Estado já estavam ocupadas por outras empresas, Assis precisou criar mobilizações e abrir estradas para poder circular com seus ônibus. Isso aconteceu em vários trajetos, entre eles os que ligaram Cascavel a Capitão Leônidas Marques, a Catanduvas e a Três Barras do Paraná. Na década de 70, haviam 22 horários entre Cascavel e Capitão e hoje são apenas seis. O turismo para Aparecida do Norte e outras cidades ajudou a impulsionar o negócio, mas o maior projeto ainda estava por vir.
O empresário diz ter percebido que a migração de colonos para o Paraguai poderia não ser um bom negócio para o Brasil e então procurou o Incra na tentativa de abrir outras regiões do País. Daí teve origem a colonização do Estado de Rondônia, à época um território. O sucesso foi imediato. Em apenas dois anos, as viagens deixaram de ser bimensais e se transformaram em semanais. Com tempo ruim, uma viagem de Cascavel a Porto Velho poderia demorar 30 dias – não havia asfalto. Hoje, há 12 horários todos os dias ligando o Sul àquela região do País.
Pela primeira vez em sua história, a Eucatur fez uma homenagem aos funcionários com mais de 15 anos de casa e eles são mais de 400. A data, que sempre foi lembrada com uma missa, também contou este ano com o lançamento de um livro sobre a trajetória da empresa. O preço do óleo diesel e a concorrência imposta pelas empresas aéreas são fatores que preocupam o empresário.
Além da homenagem da ACIC, os 40 anos da empresa foram lembrados também pela Brasil Telecom e pela prefeitura, que fizeram a impressão de cartões telefônicos e de vale-transportes ressaltando a data. A presidente da ACIC, Susana Gasparovic Kasprzak, parabenizou Assis e os diretores Hylo Bresolin e Dércio Galafassi ressaltaram a importância socioeconômica do grupo para Cascavel e para todo o Brasil. “A história de Cascavel seria incompleta sem a participação de Gurgacz”, disse Galafassi.