Furlan alerta sobre riscos de não consultar cheques

O diretor do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), Leopoldo Furlan, participou quarta à noite da reunião do Conselho do Jovem Empresário e alertou sobre os riscos de vender sem consultar o cheque recebido como pagamento. “O perigo de calote e de inadimplência é alto e todo cuidado é pouco. Por isso, o melhor caminho é adotar a consulta ao SCPC como regra”, afirmou. Ele também repassou dicas que devem ser empregadas na rotina do empresariado a fim de evitar dores de cabeça e prejuízos.
Furlan orientou quanto à necessidade de pedir a apresentação da carteira de identidade para poder conferir a assinatura, bem como da fotografia com a face da pessoa que a apresentou. A elaboração detalhada de um cadastro é fator de segurança maior para vendas a prazo pagas com cheques pré-datados, informou o diretor do SCPC. Ele também informou sobre os investimentos da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC) na automação do SCPC, hoje integrado ao banco de dados de mais de 2,5 mil cidades do País e ao Serasa. O Serviço Central de Proteção ao Crédito da ACIC conta com informações de mais de 65 milhões de registros de inadimplentes.