Cresce a participação da mulher como contribuinte

A chefe do setor de benefícios do escritório do INSS em Cascavel, Cleonice Dariva, participou da reunião do Conselho da Mulher, segunda-feira à noite na ACIC, para repassar informações sobre aposentaria para mulheres. O tema da palestra foi A Previdência Social em Defesa da Mulher e mostrou principalmente que a participação da mulher como contribuinte do INSS cresce a cada ano. No Paraná, elas somam 41,2% do total de contribuições e já são maioria no Distrito Federal. “Reflexo da expansão do número de mulheres inseridas no mercado formal de trabalho”, de acordo com Cleonice.
Os homens respondiam por 61% das contribuições ao INSS no País até 1992% e esse percentual caiu em pelo menos dois pontos nos últimos dez anos. A reforma da Previdência trouxe novas regras para a aposentaria e em vez do tempo de contribuição é a idade que passa a ser adotada como referencial. A mulher vai se aposentar aos 60 e o homem aos 65 anos. A diferença é de cinco anos a menos para trabalhadores rurais. O tempo mínimo de contribuição é de 15 anos.
Há casos de o benefício ser estendido em prazos menores de trabalho, de 15, 20 e 25 anos, mas referem-se exclusivamente a ocupantes de tarefas com algum tipo de risco. A aposentadoria por tempo de contribuição é dada depois de 35 anos de trabalho para homens e de 30 para mulheres. Os professores do ensino fundamental e médio se aposentam com 30 anos e as professores com 25. Cleonice também falou dos benefícios que a mulher tem, a exemplo do salário-maternidade por 120 dias, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e pensão por morte. A presidente Sivonei Gaidarji entende que as palestras promovidas pelo Conselho da Mulher têm tirado dúvidas e contribuem para enriquecer o nível de informações à disposição das participantes.