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Cresce número de consultas ao SCPC

O volume de consultas recebido pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) aumentou nos dois primeiros meses de 2004 em comparação com igual período de 2002 e de 2003. O mês de janeiro deste ano registrou 40.180 consultas contra 32.130 de 2002, diferença de 25%, e 32.456 de 2003 (23,7%). A diferença percentual é praticamente a mesma considerando os números de fevereiro. Mês passado foram recebidas 39.550 consultas, contra 32.722 (20) de 2002 e 35.737 (10,6) do ano passado.
O diretor do SCPC da ACIC, a Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Leopoldo Nestor Furlan, informa que o crescimento no nível de consultas é conseqüência do interesse do empresário e do lojista de reduzir ao máximo os riscos de inadimplência e de um possível calote. “Em uma época economicamente complicada e com margem de lucro das mais baixas, todo cuidado é pouco para poder manter a saúde financeira da empresa estável”, afirma Furlan.
A ACIC investe continuamente na modernização do seu SCPC e busca oferecer as soluções mais confiáveis do mercado aos usuários, informa a presidente da entidade, Susana Gasparovic Kasprzak. Os sistemas utilizados atualmente estão entre os melhores do País e reúnem a agilidade e a confiabilidade como principais virtudes, de acordo com ela. A implantação da Unidade de Resposta Audível (URA), há cerca de um ano e meio, ampliou o alcance do sistema, que passou a funcionar 24 horas por dia. O banco de dados da ACIC está interligado a 2,5 mil cidades e tem 65 milhões de registros de inadimplentes.
Números
O SCPC também apura o número de registros e de baixas, que ficou estabilizado nos últimos três anos, e até com tendência de baixa considerando o aumento na utilização do serviço. Houve redução de consulta a cheques nos dois primeiros meses deste em comparação com igual período do ano passado. Foram 12.919 em janeiro de 2004 contra 15.554 de 2003 e em fevereiro foram 9.447 contra 12.184. Isso é reflexo de uma série de fatores, como do desestímulo dos lojistas no recebimento do cheque, uso de outras formas de pagamento (a prazo ou duplicata) e crescimento da utilização do cartão de crédito, diz Maria Júlia Castro Leal, analista do SCPC.
A média de consultas de 2002 foi de 37,4 mil por mês contra 40,1 mil do ano passado. A tendência é de crescimento para 2004, já que os números de janeiro e fevereiro são maiores comparativamente com o mesmo período de 2002 e de 2003. A expectativa é de atingir a média de pelo menos 45 mil consultas ao SCPC por mês.
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