Entidades entregam Carta a Parzianello

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Cascavel (Conseg), Paulo Reneu Simões dos Santos, e Névio Tesser, representante da Câmara de Dirigentes Lojistas, entregaram na noite de quinta-feira, na ACIC, a Carta Aberta por Mais Segurança em Cascavel ao secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Aldo Parzianello. O documento foi elaborado com o auxílio de 40 entidades de classe e contém reivindicações que podem contribuir para que Cascavel se torne uma cidade ainda mais segura. A sociedade organizada utiliza esse instrumento também para se colocar à disposição e ajudar o governo a encontrar alternativas para a redução dos índices de criminalidade.
Parzianello lembrou que desde 1984 trabalha por ações que possam tornar o município ainda mais seguro. Ele teve papel importante na tentativa de instalar uma penitenciária agrícola em Cascavel e conseguiu até a destinação de uma área de 136 alqueires, cedida pelo governador da época, José Richa, para a implantação do projeto. A idéia, porém, foi abandonada depois da invasão da propriedade por famílias sem-terra. O secretário entende a mobilização da sociedade como vital nesse processo, no entanto diz que o enfoque dos pedidos deve ser ainda mais amplo e contemplar principalmente ações de inclusão social.
A solução para o problema da violência não está unicamente na polícia, mas principalmente na sociedade, afirmou Parzianello. O Conseg, de acordo com ele, deve ser a principal ferramenta de integração e um fomentador de debates ainda mais freqüentes para encontrar alternativas de ressocialização. O secretário apresentou dados da ONU para mostrar a ligação da criminalidade à desigualdade social e não à pobreza. “O foco deve ser esse: criar mecanismos eficientes de redução da desigualdade social e a sociedade e governo, juntos, precisam unir forças para trabalhar nessa direção”, afirmou. Uma das solicitações apresentadas é da Construção da Casa de Custódia para desafogar o minipresídio da 15ª Subdivisão Policial de Cascavel, obra programada para breve.
Integração
O diretor de Relações Públicas da ACIC, Cláudio Kopp, iniciou o debate sobre segurança com a leitura da íntegra da Carta Aberta por Mais Segurança em Cascavel, documento que será entregue também ao secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, e ao governador Roberto Requião. O presidente do Conseg, Paulo Reneu Simões, informou que o conselho já faz o trabalho de integração comunitária e serve de ponte entre a população e as autoridades da área de segurança. “Além de projetos para combater a desigualdade, há necessidade urgente de mais policiais, viaturas em condições de trabalho e equipamentos para aprimorar investigações”, disse.
O empresário José Polasek, representante da ACIC no Conseg, informou ser impossível esconder a realidade e embora considere a inclusão social imprescindível entende a necessidade urgente de a sociedade de ver contemplados pedidos por ela considerados dos mais justos. O prefeito Edgar Bueno vê no secretário da Justiça uma peça fundamental para fazer chegar ao governador as reivindicações da comunidade.
“Parzianello conhece como ninguém os nossos problemas e nos ajudará, entre outras coisas, a buscar a contrapartida do Estado para a manutenção de programas de inclusão importantes e já em desenvolvimento em Cascavel”. A mobilização social é prova do interesse da sociedade em colaborar na busca de soluções para seus problemas, disse a presidente da ACIC, Susana Gasparovic Kasprzak.