ACIC recebe certificação da ISO 9001 versão 2000

e16_m1_f1_g
A presidente da ACIC, Susana Gasparovic Kasprzak, acaba de receber certificado que coloca a entidade em uma elite mundial de empresas e de instituição que trabalham sob as normas de um sistema de qualidade reconhecido em 300 países. O certificado NBR ISO 9001/2000 foi entregue pelo diretor da Quality Soluções para a Qualidade S/C Ltda., Alberto Mêhes. A Quality é uma empresa de São Paulo fundada em 1995 e responsável por oferecer consultoria à ACIC no processo de transição da ISO versão 94 para 2000.
A ACIC foi a segunda entidade de classe do Brasil a conquistar a ISO versão 94 há cerca de três anos e meio e agora é uma das primeiras do País a atualizar a versão. A principal vantagem da mudança é conquistar a inclusão de processos não contemplados na certificação anterior. “Todos os setores da associação passaram a fazer parte da ISSO, precisam seguir as normas e apresentar os resultados esperados”, de acordo com consultor e auditor da Quality José Atílio Fistarol Araújo. A BVQI, a empresa que mais certifica no Brasil, analisou os processos e recomendou a certificação da ACIC na nova versão.
Alberto informa que a certificação segue duas vertentes essenciais em um mundo global: faz com que a empresa foque mais suas ações na satisfação do cliente e oferece ferramentas organizacionais para que melhore ainda mais e de forma contínua o seu desempenho. A NBR 9001 permite ao empresário raciocinar sobre o seu negócio e sua aplicação segue a realidade e a necessidade de cada empresa. Para que o sucesso da certificação seja longevo é preciso redefinir metas periodicamente, fazer com que a direção realize análises críticas pelo menos a cada seis meses e avalie o sistema, através de auditorias, regularmente.
Vantagens
A certificação traz inúmeras vantagens. Entre elas, Alberto cita a melhora da massa crítica da empresa, principalmente em relação ao trabalho desenvolvido individualmente pelo colaborador, combate ao desperdício de todo tipo de material e a valorização do cliente. O resultado da ISO é imediato, porém a grande maioria das empresas brasileiras ainda não está inserida ao sistema. A NBR 9001 foi desenvolvida para atender exigências básicas do cliente: ele é sensível a prazo de entrega, quer suporte no pós-venda e busca sempre atendimento rápido e eficiente.