Notícias


Imagem Notícia

Eadi de Cascavel desafoga a de Foz

A Estação Aduaneira de Interior (Eadi) de Cascavel vai ajudar a desafogar o Porto Seco de Foz do Iguaçu, hoje uma das maiores estruturas do gênero em funcionamento no planeta. O gerente da Eadi/Cascavel, Valter Gonçalves Camargo, esteve esta semana em Foz para uma audiência com o delegado da Receita Federal, Mauro de Brito, e obteve boa receptividade ao informar o desejo da aduana de Cascavel em auxiliar no processo de desembaraço de mercadorias.
O Porto Seco de Cascavel já tem livre acesso para a exportação de mercadorias à Argentina e até março de 2004 contará com uma cota de até 30 caminhões destinados ao Paraguai. O desejo agora é conseguir o mesmo tipo de abertura já conquistado com a Argentina também no que se refere às exportações, via Eadi/Cascavel, ao Paraguai, disse Valter nesta sexta-feira pela manhã durante encontro com diretores da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC).
Há restrições quanto as mercadorias importadas da Argentina e que precisem de análise do Ministério da Agricultura. Grande parte desses produtos são cereais e alimentos, que precisam de uma inspeção rigorosa ainda feita na aduana de Foz. Os demais tipos de carga podem seguir direto e fazer o desembaraço no Porto Seco de Cascavel. A mesma abertura será possível no que se refere às importações do Paraguai depois da inauguração da aduana integrada Brasil/Paraguai, em fase de acabamento em Foz do Iguaçu.
Estrutura
O Porto Seco de Cascavel é uma estação alfandegada e gerido por um consórcio formado pela Codapar e Ferropar. O investimento na estrutura foi de R$ 2 milhões e gera 12 empregos. A Eadi é um terminal de uso público e responsável pela prestação de serviços de movimentação e armazenagem de mercadorias sob controle aduaneiro.
Ela possui armazém convencional com dois mil metros quadrados, locais especiais para estacionamento de caminhões frigoríficos e pátio de estacionamento. A unidade permite a execução de todos os serviços aduaneiros, tanto para importação quanto para exportação de mercadorias. O Porto Seco é a primeira das três grandes bandeiras desta gestão da ACIC a ser materializada, informa o vice-presidente da entidade, Guido Bresolin Jr.
Voltar