Notícias


Imagem Notícia

Diretores da ACIC fazem balanço da atual gestão

O último encontro empresarial da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC) em 2003 foi realizado com um formato diferente do convencional na noite de quinta-feira. Os diretores tiveram a oportunidade de apresentar balanços individuais de sua atuação. A atual gestão assumiu no fim de junho e o mandato é de um ano. A presidente da ACIC, Susana Gasparovic Kasprzak, considera que, diante de tudo o que foi exposto, a atual diretoria mostra estar cumprindo com o seu papel e dá sua contribuição ao fortalecimento da entidade e do seu quadro associativo.
A presidente foi a primeira a expor as ações desenvolvidas ao longo dos últimos cinco meses. Susana lembrou do papel da entidade como fórum de discussões e de reivindicações das grandes bandeiras de Cascavel e do Oeste. As da atual gestão são quatro: o funcionamento da Estação Aduaneira do Interior (Eadi), a construção de marginais na BR 277 dentro do perímetro urbano de Cascavel, a duplicação da BR 467 entre Cascavel e Toledo e o Aeroporto Regional.
A primeira delas, com o início de operações do Porto Seco, já foi alcançada e as marginais e a duplicação estão sendo encaminhadas. O maior desafio, segundo Susana, é conseguir viabilizar o Aeroporto, que depende também do governo do Estado. O vice-presidente Guido Bresolin Jr. falou da viabilização da cooperativa de crédito, a Sicoob/Credicapital e do crescimento experimentado por ela nos últimos meses. Hoje são 192 sócios e o valor capitalizado já chega aos R$ 400 mil.
Ações
Os diretores atuam com base em uma Oficina de Ações elaborada no dia 5 de julho e feita de forma conjunta. Há muitos avanços nos mais diversos setores, aponta Susana. Entre eles, estão novos convênios como os firmados com a Unimed, Banco do Brasil, CCTT e secretarias municipais, novos serviços, a exemplo da Central de Cobranças, e eventos, como o inédito Noite de Noel. ACIC promoveu dez treinamentos no período com 250 participantes. Para 2004, a previsão é de realizar 34.
Na área de comunicação a principal inovação foi a criação do ACIC Online, primeiro jornal eletrônico implantado por uma associação comercial no Paraná. Os sócios receberem cartilha simplificada do Código Civil Brasileiro, foram desenvolvidas reuniões com temas específicos como o agronegócio, além de intercâmbios com empresários de outros países, participação em eventos técnicos com dimensão internacional e recadastramento do imobilizado. A ACIC também tem intensificado aspectos relacionados à responsabilidade social.
Balanço das atividades
Susana Gasparovic Kasprzak
Presidente da ACIC
A atual gestão da ACIC está trabalhando há quase cinco meses e os resultados alcançados até agora são muito bons. Há avanços nos mais diversos setores. Além de atuar na defesa do nosso quadro associado, a diretoria está empenhada também em concretizar bandeiras estratégicas para o futuro de Cascavel e da região. São elas: o funcionamento da Estação Aduaneira do Interior, a construção das vias paralelas à BR 277 no perímetro urbano de Cascavel, a duplicação da BR 467 entre Cascavel e Toledo e o Aeroporto Regional. Felizmente, uma delas já foi materializada, que é a operacionalização do Porto Seco e outras duas estão em negociação: as marginais e a duplicação da 467. Porém, há muito ainda por fazer e estamos determinados a cumprir tudo o que foi elencado na Oficina de Ações. A viagem de diretores e colaboradores da ACIC à Associação Comercial e Industrial de Maringá também é outra ação que merece destaque. Essa troca de experiências com outras associações que vivem situações parecidas com as nossas é bastante enriquecedora.
Guido Bresolin Jr.
Vice-presidente da ACIC
Uma das ações criadas nesta gestão é o programa de Cases, que consiste na apresentação de uma empresa de sucesso em uma das reuniões empresariais da ACIC. Ficou acordada a mostra de um case por mês. Essa é uma forma de valorizar as empresas que são referência de sucesso na sua área de atuação, de aproximar ainda mais o sócio da entidade e de apresentar aos empresários histórias que poderão motivá-los e a estimular ainda mais o seu senso empreendedor. Outro projeto nascido na ACIC e que começa a ganhar o impulso necessário para se consolidar é a cooperativa de crédito, a Sicoob/Credicapital. O processo de reestruturação da cooperativa está indo muito vem e o volume de capitalização foi multiplicado por cinco em apenas dois meses e meio de trabalho. Elas traz inúmeras vantagens ao empresariado e torna-se uma alternativa de crédito bastante viável.
Ivone Kucinski
Vice do Comércio
A maior ação da Vice-Presidência do Comércio até agora foi a Noite de Noel, um evento beneficente de formato inédito em Cascavel. Cerca de 400 pessoas prestigiaram o evento e ajudaram a conseguir fundos para auxiliar o Recanto da Criança, uma das instituições sociais mais antigas da cidade. Também implantamos o projeto de campanhas institucionais, que consiste na confecção de cartazes para lembrar datas especiais, como Dia das Mães, das Crianças e dos Pais. Esse trabalho é feito com a ajuda do Caio, nosso diretor de Comunicação Social. A vice-presidência deu sugestões para o funcionamento do comércio em horários especiais. Apoiamos na decoração Natal de Luz.
Roberto Kaefer
Vice da Indústria
A ACIC firmou parceria com a prefeitura, através das Secretarias Municipais de Indústria, Comércio e Turismo e de Planejamento para a criação de um amplo e unificado banco de dados sobre o verdadeiro perfil da indústria, do comércio e da prestação de serviços em atividade em Cascavel. Reunião empresarial com a presença do secretário de Indústria e Comércio, Sérgio Terres, sobre a situação dos núcleos industriais.
Dilvo Grolli
Vice de Agricultura
A Vice-Presidência da Agricultura promoveu palestras específicas sobre agronegócio e seus reflexos na economia de Cascavel e da região. A primeira aconteceu durante o 12º Salão de Negócios e a outra durante a 24ª Expovel. A vice-presidência também abre espaço para que a ACIC, através de sua vice-presidência do Comércio, atue durante o Show Rural divulgando o horário especial do comércio no período de 9 a 12 de fevereiro. Essa é uma estratégia para aproveitar o fluxo de pessoas que o Show Rural costuma atrair a Cascavel. E apoio à Vice do Comércio nas negociações dos estandes da Expovel com 40% de desconto aos associados da ACIC.
Valdinei Antonio da Silva
Vice de Serviços
A Vice-presidência de Serviços auxiliou na atração de um projeto inédito e que já é sucesso em países desenvolvidos, principalmente da Europa. É uma unidade de inspeção veicular, que ficou por 20 dias prestando serviços gratuitamente no estacionamento de um supermercado da cidade. A unidade analisa os itens de segurança do carro e dá um diagnóstico completo ao motorista sobre o que precisa ser consertado a fim de que possa usufruir do automóvel com o máximo de segurança para ele, aos passageiros, aos demais motoristas e também para o pedestres. Essa unidade veio a Cascavel através de uma parceira da Real Seguros com o grupo Mapfre, um dos maiores do ramo de seguros no mundo. O setor de serviços também está trabalhando em parceria com a diretoria da ACIC a fim de criar e colocar em prática um projeto para intensificar os resultados e ações da área de prestação de serviços da associação comercial.
A ACIC foi a primeira associação comercial do Paraná a implantar o projeto de núcleos setoriais, uma parceria com o Sebrae, através do Projeto Empreender. Os primeiros núcleos foram instituídos em 1998 e hoje eles são 13, concebidos com a missão de abrigar empresas de ramos afins e que buscam a aproximação e a unidade dos empresários do setor. Também deu apoio para a realização de pesquisa para apurar o perfil do comércio.
Conselho da Mulher
Sivonei Gaidarji
Realização do 12º Salão de Negócios, que trouxe as ruas da Beleza e das Flores como novidade. Cursos e palestras, geralmente às segundas-feiras à noite, sobre saúde, alimentação e motivação. O Conselho tem ampliado sua atuação ao participar de grandes eventos empresariais, a exemplo da Convenção da Faciap, realizada há poucos dias em Foz do Iguaçu, e do 14º Congresso de Mulher Empresárias e Executivas na cidade mineira de Araxá. O Conselho também ajudou na decoração do Natal de Luz.
Conselho Jovem
Luiz Venícius
O Conselho Jovem da ACIC está colocando em prática um programa de visitas técnicas a grandes empresas de Cascavel, como a que aconteceu recentemente à Coopavel, e ao intercâmbio com jovens empresários de outros países. Há poucas semanas recebemos uma comitiva de paraguaios, jovens empresários das mais diversas regiões daquele país, que vieram à cidade e ficaram encantados com o que viram. Estamos programando uma viagem ao Paraguai para o primeiro semestre de 2004 e isso, além de estreitar relações, também permite a possibilidade de fechar novos negócios. Também realizamos dois grandes eventos: o 1º Ciclo de Palestras e o 1º Simpósio Empresarial, que foram sucesso de público e de crítica. O Conselho participou também ativamente da decoração de Natal. O Conselho atua ainda na campanha Civismo no Coração dos Brasileiros.
Francisco Ribeiro
Secretário Geral
Anotações pertinentes às reuniões empresariais de quinta-feira, sugestão de projeto para que a ACIC alcance o número de dois mil filiados e o monitoramento do tempo de assuntos apresentados durante o encontro empresarial.
Beatriz Bertogli
Vice das Microempresas
A ACIC em parceria com o Sebrae distribuiu mil e quinhentas cartilhas simplificadas sobre o novo Código Civil Brasileiro aos filiados da Associação Comercial e Industrial de Cascavel. Também está firmando parcerias com universidades a fim de levantar informações sobre as empresas filiadas à ACIC e está negociando com a Unimed a prestação de serviços referentes ao PPP, o Perfil Profissiográfico Previdenciário.
Anderson Corte
Primeiro-secretário
O setor deu suporte à criação do auditor, um programa operacional que busca aperfeiçoar o sistema de comunicação e cadastros da Associação Comercial e Industrial de Cascavel. Também tem dado apoio na estruturação das pautas dos encontros empresariais das quintas-feiras.
José Polasek/Cláudio Brunetto
(tesoureitos)
Um dos projetos da área era colocar a Central de Cobranças para funcionar. A ACIC montou uma estrutura para facilitar o recebimento de débitos não liquidados e também das dívidas ainda a vencer. A idéia partiu dos próprios associados, que sempre tiveram um canal aberto de comunicação com a ACIC, hoje uma das maiores e mais importantes entidades empresariais do Paraná. A ACIC treinou uma equipe para fazer a Central de Cobranças operar e os resultados já estão aparecendo e são muito bons.
Novos convênios, além da reestruturação de outros, foram firmados nestes cerca de sete meses de trabalho. São eles: ACIC/Unimed, que oferece acesso a um dos mais conceituados planos de assistência médica e hospitalar co-participativos do País. Os benefícios da parceria são preços especiais com direito a tudo o que a Unimed pode oferecer ao empresário, familiares e seus colaboradores.
Uma parceria com a CCTT permite à ACIC comercializar talões do Estacionamento Regulamentado (Zona Azul/Estar) com 20% de desconto. O benefício é estendido a todas as empresas filiadas à ACIC.
O ACIC/BB Cooperfat é uma linha que financia recursos à aquisição de equipamentos, imóveis, veículos e matérias-primas. O limite do empréstimo é de até R$ 48 mil por associado da ACIC e o prazo de devolução do dinheiro pode chegar a 96 meses, com carência de até um ano. O encargo é a TJLP mais 4% de juros ao ano.
O setor também passou a apresentar planos orçamentários e resultados de promoções e eventos da ACIC nas reuniões de diretoria.
Alande Tissiane
Diretora de Patrimônio
O Departamento de Patrimônio da ACIC apoiou a diretoria na reestruturação de todo o imobilizado pertence à entidade. O mobiliário inservível, de escrivaninhas a armários, foi comercializado a preços especiais junto aos sócios da ACIC interessados em adquirir itens para escritório.
Carlos Guedes
Diretor de Eventos e Promoções
O Departamento de Eventos tem dado suporte a cursos, palestras e treinamentos desenvolvidos pela ACIC e foram diversos nestes primeiros meses da gestão da nossa presidente Susana Gasparovic Kasprzak. O setor também contribuiu com a formatação, divulgação e organização da Noite de Noel.
Cleusa Mara Mizuta
Diretora de Assuntos Comunitários
É responsável pelo relatório de participação de diretores da ACIC nas mais diversas comissões e conselhos municipais dos quais a entidade participa (são 23). Também organizamos uma campanha de ajuda ao Cedip, o Centro Especializado de Doenças Infecto-Contagiosas.
Leopoldo Furlan
Diretor do SCPC
O SCPC é hoje um dos recursos de proteção ao crédito mais avançados, confiáveis e seguros do Brasil. A URA, Unidade de Resposta Audível, está consolidada e a média de consultas/mês cresceu consideravelmente este ano em comparação com 2003. Em média, são dez mil consultas a mais por mês, mas o objetivo é de aumentar esse número ainda mais. A média já é superior a 60 mil consultas feitas todos os meses. A URA permitiu melhorar a qualidade dos atendimentos e as informações sobre crédito estão disponíveis 24 horas por dia. Temos feito visitas a outras cidades, como à Acim de Maringá, para trocar informações sobre o SCPC e, além disso, estamos intensificando visitas às empresas informando sobre as qualidades do nosso Serviço Central de Proteção ao Crédito.
Caio Gottlieb
Diretor de Comunicação
A área de Comunicação Social colocou em funcionamento o ACIC Online, jornal eletrônico de vanguarda e o primeiro do Paraná entre as associações comerciais e industriais do Estado. Ele já está em sua 11ª edição e passou a ser um novo canal de comunicação e de interação entre a Associação Comercial e o seu quadro associado. Em parceria com a Vice-presidência do Comércio, criamos o projeto de campanhas institucionais, com a produção de cartazes e de material informativo para valorizar as principais datas do comércio de Cascavel. Também estamos trabalhando com a veiculação de comerciais e melhorando substancialmente a divulgação da entidade junto a todos os meios de comunicação de Cascavel e da região.
Heroldo Secco Jr.
Diretor de Comércio Exterior
O Departamento de Comércio Exterior, em uma ação conjunta com a diretoria, também lutou pela instalação da Estação Aduaneira do Interior em Cascavel. As cobranças foram insistentes e felizmente conseguimos materializar uma reivindicação antiga e que coloca Cascavel definitivamente no mapa mundial do comércio internacional. Temos grandes empresas que já atuam no setor, mas o Porto Seco poderá estimular outros empresários a também entrar nesse mercado. Acabamos de formatar a realização de dois cursos sobre comércio exterior, que serão realizamos de janeiro a março, período de férias e que mostrarão na prática procedimentos comuns a esse tipo de negócio. Os cursos acontecem em parceria com a Unipar, através do Ciape, um órgão ligado ao curso de Administração.
Departamento Jurídico
Carmela Tissiani, Heriberto Teixeira e Juliano Murbach
Os profissionais do Departamento Jurídico sugeriram a inclusão de um link no ACIC Online para facilitar a impressão de cópias do Código de Defesa do Consumidor por parte do empresariado local. Também passou a divulgar artigos, com regularidade quinzenal no jornal eletrônico da ACIC, e também apresenta temas relativos à área nos encontros empresariais da Associação Comercial, também a cada duas semanas. O Departamento Jurídico da ACIC atuou com rigor no movimento pela instalação de novas varas junto à Comarca de Cascavel e também pela ampliação do prédio do fórum.
Administração Geral:
Responde pela coordenação dos Departamentos Financeiro, Junta Comercial, Serviços, Comunicação Social e Secretaria.
Voltar