Conselho da Mulher tem palestra sobre osteoporose

O ortopedista e traumatologista André Muxfeldt Chagas foi o convidado do Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Acic para dirigir na noite de segunda-feira uma palestra com o tema Osteoporose, doença resultante da perda gradual da substância óssea que ocorre naturalmente com o envelhecimento em todas as pessoas de forma indistinta. As discussões sobre saúde e vida saudável contribuem, de acordo com a presidente do Conselho da Mulher, Sivonei Gaidarji, para alertar sobre os perigos e repassar dicas de prevenção.
André informou que a osteoporose torna os ossos frágeis (há 200 no corpo humano) e isso aumenta a possibilidade de fraturas, especialmente do quadril, coluna e do punho. O esqueleto humano é um sistema complexo e fundamental para dar suporte aos músculos e serve também como proteção a órgãos vitais. O armazenamento de cálcio, encontrado em vários grupos de alimentos, é importante para manter os ossos saudáveis, bem como a prática de exercícios físicos. “A prevenção é a melhor escolha para evitar problemas do gênero na velhice”, conforme André, que é formado pela Universidade de Passo Fundo.
O organismo costuma usar o cálcio dos ossos quando não existe ingestão suficiente ou quando há necessidade adicional, como na gravidez e na lactação. Os ossos costumam se renovar de forma constante. O velho é substituído por estruturas novas e o pico de massa óssea é alcançado na faixa etária dos 30 aos 35 anos. A reabsorção diminui depois disso e há perda de massa, principalmente nas mulheres em função da menopausa, uma vez que a ação protetora do estrógeno diminui. O homem também enfrenta esses problemas, porém em uma escala bem reduzida.
Relação
A coordenadora da Secretaria Executiva da Acic, Rosane Schulz Ferreira, mostrou um vídeo e fez questionamentos sobre “Como administrar as diferenças interpessoais no grupo”. Ela apresentou alguns pontos para reflexão, como a postura de cada um em grupo e como cada pessoa lida com críticas. O encerramento das atividades do Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Acic em 2003 está agendado para a próxima segunda-feira com uma missa.