Centro terá a segurança reforçada em dezembro

O Conselho Comunitário de Segurança de Cascavel (Conseg) está à frente de uma ação especial para tornar o centro da cidade ainda mais seguro durante o mês de dezembro, época em que as vendas do comércio crescem motivadas pelo Natal e pelas festas de fim de ano. A Operação Especial de Segurança de Natal foi definida no último dia 26 durante uma reunião na Acic com representantes das polícias Civil e Militar, de empresas privadas de segurança e de monitoramento e de entidades como a Acic, Amic, CDL e a Ajorpa.
O representante da Associação Comercial e Industrial de Cascavel no Conseg, o empresário José Alexandre Polasek, informou quinta-feira à noite durante a reunião empresarial da Acic quais serão os procedimentos da operação durante este mês. O policiamento e as rondas vão ser ampliadas na área central da cidade, que compreende a avenida Brasil e as suas paralelas, já a partir desta segunda-feira, quando começa o horário especial de funcionamento do comércio. As polícias Civil e Militar vão ampliar as rondas na região e contarão com o suporte de dez equipes de empresas privadas de segurança e monitoramento.
Essas empresas vão manter viaturas e homens posicionados em áreas estratégicas do centro de Cascavel. “Essa colaboração é importante, porque esse pessoal é altamente treinado e muito bem equipado”, segundo Polasek. A comunidade também terá à disposição os telefones 190, da Polícia Militar, 147 da Polícia Civil, para acionar essas forças em situações suspeitas. A Acic, através do 321-1410, também se coloca à disposição para ajudar a acionar a polícia diante de qualquer incidente. A Força-Tarefa, formada por todos os organismos ligados à segurança no município, também vai intensificar sua atuação no perímetro.
Guarda Municipal
Polasek pediu à Acic e ao poder público, representado na reunião pelo secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sérgio Terres, que provoquem discussões para debater a viabilidade da Guarda Municipal. Embora os números de diversos tipos de crime venham caindo gradativamente nos últimos meses, o tamanho da cidade já comporta uma força policial do gênero, justifica ele. O presidente do Conseg, Paulo Reneu Simões, ressalta a importância de lembrar o governo do compromisso de iniciar em fevereiro as obras da Casa de Custódia.