Entidades e polícia definem esquema especial ao centro

Um esquema especial de segurança e de policiamento será iniciado a partir de dezembro na região central e em parte do perímetro urbano da cidade a fim de garantir mais tranqüilidade aos consumidores e aos empresários durante as vendas de fim de ano. A decisão foi tomada na quarta-feira pela manhã na Associação Comercial e Industrial de Cascavel durante reunião com presidentes e diretores da ACIC, Amic, CDL, Ajorpa e do Conseg com autoridades das polícias civil e militar e de representantes de empresas de monitoramento e de segurança.
A Polícia Militar vai destacar 26 homens para policiamento e a Polícia Civil vai ampliar as rondas na área central da cidade. O delegado da 15ª Subdivisão Policial, Valmir Sóccio, e o tenente do 6º Batalhão da Polícia Militar, Rovane Venturin, também colocaram os telefones das guarnições à disposição do empresariado a fim de acelerar o atendimento a ocorrências. As empresas de segurança e de monitoramento vão ajudar destacando viaturas e homens para dar suporte às ações da polícia.
A presidente da ACIC, Susana Gasparovic Kasprzak, considera importante a criação de uma ação específica para melhorar os níveis de segurança no centro e informou que as entidades vão cobrar das autoridades e do governo do Estado novos investimentos em viaturas e no aumento no efetivo. “Segurança é fundamental para que as pessoas possam trabalhar e produzir”, concorda o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Cascavel, Paulo Reneu Gomes.
Paulo informou que a força-tarefa, que reúne todos os órgãos de polícia e de repressão em atuação no município, também vai contribuir com essa ação. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, André Bueno, entende que esse esforço conjunto vai reduzir o número de ocorrências ainda mais e deve ser repetido continuamente. Sóccio e Venturin apresentaram alguns números indicando queda na incidência de crimes como furtos, assaltos e de homicídios – em 2000 foram 84 contra 52 registrados em 2003.