Sicoob conta com suporte para captação de R$ 4 mi

A Cooperativa de Economia de Crédito Mútuo dos Pequenos Empresários, Microempresários e Microempreendedores da Região Oeste do Paraná (Sicoob-Credicapital) já tem suporte legal para captar R$ 4 milhões e emprestar R$ 3 milhões. A informação é do consultor da Sicoob/Credicapital, Elói Carvalho, e foi dada quinta-feira à noite durante reunião empresarial da Associação Comercial e Industrial de Cascavel.
O limite de captação pode chegar a 11 vezes o valor de capitalização da empresa, hoje na casa dos R$ 319 mil, e o de empréstimo a 75% da quantia captada. A melhor notícia, conforme Carvalho, é que esses números já garantem ponto de equilíbrio à cooperativa. Porém, a meta dos 205 sócios da Sicoob/Credicapital é ainda mais ousada: a previsão é de conseguir capitalizar R$ 1 milhão em seis meses. As cooperativas de crédito surgem como alternativa principalmente aos empresários, que têm a possibilidade de conseguir dinheiro e a oferta de serviços bancários a taxas especiais.
A expansão dos indicadores da empresa está associada principalmente à adesão de grandes sindicatos e associações, a exemplo do Sindilojistas, Sinduscon, Sindicato Rural Patronal, da Associação dos Funcionários da Unioeste e do Conselho do Jovem Empresário da ACIC. O consultor informou que o processo para transformar a cooperativa em multissetorial está avançado no Banco Central em Brasília, exemplo da filiação à central da Sicoob. Em alguns dias, a Sicoob passa a atender em novo endereço, na avenida Brasil em frente à Slaviero.