Conselho Jovem comemora seus seis anos de atividades

O Conselho do Jovem Empresário da ACIC comemorou na quarta-feira seus seis anos de fundação. Ele foi criado em 19 de novembro de 1997 com a proposta de integrar jovens empresários, de criar um espaço para a formação de novas lideranças, incentivar o associatismo e aproximar essa nova geração de empreendedores das discussões inerentes ao setor produtivo. “O Conselho é um braço da ACIC e aproximou a entidade de um público que até então a associação não atingia amplamente”, afirma a presidente Susana Gasparovic Kasprzak.
O primeiro presidente do Conselho foi o engenheiro civil Marco Aurélio Sartori, que também presidiu a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel. Depois vieram Marcelo Ferlin, Marcelo Centeno de Campos, Lissandro Sarolli Veran e Mário Luiz Soares. “O conselho assume o papel de formador de lideranças e os cargos ocupados atualmente pelos ex-presidentes mostram que o órgão contribui para oferecer mais conhecimentos e experiência a esses profissionais”, diz o atual presidente Luiz Venícius Compagnoni.
Ferlin é atualmente o secretário executivo da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Veran é um empresário de sucesso e os demais também vêm alcançando projeção nas suas carreiras, segundo Luiz. Esse mesmo efeito, comum aos ex-presidentes, também é evidente entre conselheiros e membros do Conselho Jovem, o que demonstra a importância dele também no processo de formação desses profissionais.
A participação no Conselho Jovem permite o compartilhamento de novidades, a colaboração mútua para vencer inseguranças comuns a quem está começando na profissão ou no mercado de trabalho e oferece ferramentas, como cursos, palestras e seminários, que permitem o domínio de técnicas e conhecimentos cada vez mais vitais em uma era altamente competitiva. A entidade aproxima essa nova geração de empresários experientes e isso contribui para a troca de informações, entende o presidente do Conselho Maior da ACIC, Geny Antônio Lago.
Eventos
O conselho também é um instrumento de inserção social, segundo Luiz Venícius. “Através dele, participamos de visitas técnicas a empresas, como aconteceu recentemente na Coopavel, de campanhas beneficente e de eventos culturais”. Outra vantagem é a ampliação da rede de novas amizades e de poder manter contato freqüente com possíveis parceiros comerciais, a exemplo do que ocorreu há poucas semanas quando o conselho recebeu uma comitiva de jovens empresários vindos do Paraguai.
A atual diretoria organizou dois dos grandes eventos desses seis anos de atividades: o 1º Ciclo de Palestras, realizado de 13 de agosto a 17 de setembro e o 1º Simpósio Empresarial, de 15 a 17 de outubro. Atualmente, cerca de 40 jovens participam ativamente do conselho, mas a expectativa é de atrair continuamente novas adesões, diz o vice-presidente Gelson Antônio dos Santos. A média de idade dos participantes é de 28 anos. “Aqui, temos a chance de ter voz e sermos ouvidos em questões importantes e que dizem respeito também ao futuro de Cascavel”, afirma ele.
Conselho Jovem distribui bandeirinhas
O Conselho do Jovem Empresário da ACIC comemorou seis anos de atividades na quarta-feira com a afixação de bandeirinhas do Brasil na placa de automóveis em circulação pelo centro de Cascavel. O aniversário do Conselho coincide com o Dia da Bandeira e nada mais oportuno que comemorar dessa forma, segundo presidente do conselho, Luiz Venícius Compagnoni. “Cerca de 20 mil bandeiras foram afixadas, um gesto que faz com que os cascavelenses demonstrem seu amor pelo Brasil”, afirma ele.
A Campanha Civismo no Coração dos Brasileiros foi lançada pelo Conselho Maior da ACIC durante as comemorações da Semana da Pátria e esta segunda fase, até o último dia útil de dezembro, fica sob responsabilidade do Conselho Jovem. O trabalho não vai se resumir à entrega e colagem de adesivos da bandeira do Brasil. Serão realizadas palestras e encontros educativos em escolas, faculdades e universidades, a fim de ampliar a dimensão da campanha, segundo Compagnoni.
Cerca de 30 jovens empresários participaram da colagem das bandeirinhas, sinal de integração e de unidade de um órgão criado com a proposta de formar novas lideranças e de aproximar essa nova geração de empreendedores de empresários experientes. O Conselho Jovem é um braço da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, entidade com 43 anos de atividades e com 1,5 mil sócios. “Essa foi a forma encontrada para atrair jovens lideranças à associação e ampliar ainda mais o alcance da ACIC”, diz a presidente Susana Gasparovic Kasprzak.
Conheça os atuais diretores do Conselho
Os atuais diretores do Conselho do Jovem Empresário da ACIC são: Presidente Luiz Venícius Compagnoni; Vice-Presidente Gelson Antonio dos Santos; Diretor de Indústria Edmilson Antonio Galafassi; Diretor do Comércio Adriano Rogério dos Santos; Diretor de Prestação de Serviços Emerson Polaquini; Diretor de Agropecuária Ricardo Vettorello.
E mais: 1º Secretário Alexandre Aguilar Nunes; 2º Secretário Maycon Santana de Nardin; 1º Tesoureiro Luiz André Chiumento; 2º Tesoureiro Leandro Jatir Furlan; Diretor de Relações Públicas, Eventos e Protocolo Alexandre Gonçalves. Depto Jurídico: Jean Carlos Machado; Conselho Fiscal: Marcelo Antonio Ferlin, Lissandro Saroli Veran, Marcelo Centeno de Campos e Mário Luiz Soares.