Notícias


Imagem Notícia

“Proteger o planeta deve ser prioridade de todos”, diz especialista em ESG

O planeta dá sinais que precisa de ajuda e todos que moram nele são responsáveis por protegê-lo e entregá-lo saudável às próximas gerações. Essa foi uma das linhas trabalhadas pelo engenheiro, professor, advogado e membro do comitê de ESG do IBDEE (Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial), Hélio Ferreira Moraes, durante palestra da segunda edição do Fórum ESG, realizada quarta-feira à noite, no Auditório Cascavel.

Organizado pelo Núcleo ESG da Acic com apoio da Vice-Presidência para Assuntos ESG, o Fórum recebeu mais de 250 pessoas e aprofundou o tema Governança: estruturando o futuro. Hélio disse que, em vez de pensar em missões a outros planetas, o esforço conjunto deve ser primeiro por arrumar a nossa casa, porque todos dependem dela. Ele destacou aspectos centrais do conceito ESG, prática em avançado estágio de implementação por corporações de praticamente todo o mundo.

A governança, citou Hélio, traz proteção aos direitos dos acionistas, principalmente dos minoritários; melhora a imagem institucional e garante mais procura e valorização de suas ações e custo mais baixo de capital com a criação de ambiente favorável para investimentos e poder de barganha com bancos; redução de conflitos de interesse entre gestores e proprietários; facilitação do processo de acompanhamento e fiscalização; implementação de políticas que permitirão o crescimento saudável da empresa e melhor entendimento entre os acionistas e os órgãos de administração.

O professor Hélio informou que, segundo pesquisa da empresa de consultoria e auditoria EY, 99% dos investidores utilizam divulgações de ESG para decidir se investem ou não em uma empresa. E, por outro lado, 90% dos executivos afirmam que diretrizes ESG podem trazer retornos financeiros positivos para as organizações. Uma das etapas mais importantes do Fórum foi o compartilhamento de experiências de ESG bem-sucedidas, apresentadas por diretores e CEOS das empresas Tuicial, Gastroclínica e Frimesa.

Compartilhamento

O Fórum consegue transmitir a importância da pauta ESG em diversas empresas e isso ajuda a tornar a região Oeste ainda mais forte, com empresas adeptas de melhores práticas e mais valorizadas, disse a coordenadora do Núcleo ESG, Elaine Peixoto. “O fórum permitiu compartilhar práticas estratégicas que empresas podem adotar e também gerar novas oportunidades para o mercado”, complementou a vice de ESG, Bruna Saara. O presidente da Acic, Siro Canabarro, parabenizou os organizadores e afirmou que a proteção do planeta, por meio da agenda de governança e adoção de práticas sociais e ambientais, é uma necessidade e um compromisso de todos.

Legenda: O doutor Hélio durante palestra da segunda edição do Fórum, quarta à noite

Crédito: Assessoria

Voltar