Delegada fala sobre o papel social da mulher

A delegada Deaisi Terezinha Dorigo Barão, do 2º Distrito da Polícia Civil em Cascavel, falou sobre o papel social da mulher segunda-feira durante reunião do Conselho da Mulher Empresária e Executiva da ACIC, realizada na Casa do Empresário, no Parque de Exposições que até domingo abriga a 24ª Expovel. “Ter essa consciência é participar ativamente e ocupar espaços na sociedade e mostrar que a mulher é tão criativa e capaz quanto o homem”, de acordo com ela.
Deaisi abordou o tema “A mulher no contexto social” e reconheceu a existência de avanços, como a inclusão do público feminino em alguns campos de trabalho antes exclusivos aos homens, porém há desafios ainda a enfrentar. “Há milênios a mulher foi subjugada pelo homem e acomodou-se com esta situação, que começou a mudar somente de algumas décadas para cá”, afirmou. Atualmente, a mulher representa 50% da força de trabalho no Brasil e 51% do eleitorado, porém são poucas as que votam em mulher para o cargo que for.
A mulher precisa pensar que pode, que é e quer fazer, afirmou a delegada, que atua em um campo de trabalho no qual 90% do contingente é formado por homens. Deaisi ressaltou que às vezes a mulher chega a ser mais machista que o homem e que a educação familiar ainda diferencia tratamentos e condições entre filhos e filhas. O menino pode tudo, enquanto que a menina precisa tomar uma série de cuidados.
“A mulher precisa mostrar para o homem que cérebro e muito mais importante que músculos”, lembrou a empresária Rosane Vargas. A presidente do Conselho da Mulher, Sivonei Gaidarji, disse que o crescimento contínuo da mulher enquanto empresária e ser humano é uma das metas do conselho. “E isso, felizmente, ele tem conseguido fazer”.