Notícias


Imagem Notícia

Livro-pesquisa traça perfil socioeconômico do Oeste

Uma parceria de professores e alunos dos cursos de Economia dos campi de Cascavel e Toledo da Unioeste com técnicos de Itaipu resultou na publicação de um livro que traça o perfil socioeconômico do Oeste do Paraná, uma das regiões com os melhores índices de crescimento do País. “Estratégias de Desenvolvimento Regional: Região Oeste do Paraná” foi lançado na quinta-feira durante a reunião empresarial da ACIC, a Associação Comercial e Industrial de Cascavel. A apresentação de parte do que é a publicação foi feita pelo professor Alfredo Fonceca Peris, a quem coube organizar os trabalhos para a edição do livro.
O projeto que culminaria com um denso trabalho de campo e o envolvimento de 11 pessoas na confecção dos 13 capítulos, além de um diagnóstico regional, foi iniciado em 1998. A finalidade, segundo Alfredo, é de fomentar a consciência reflexiva sobre a realidade que cerca uma região formada por 50 municípios nos quais vivem 1,2 milhão de pessoas. “A coleta de informações, tabulação dos dados e a produção dos textos consumiu muito mais tempo e esforço que o previsto, porém o resultado é uma contribuição para auxiliar a pensar o futuro da região. Essa é a verdadeira Unioeste que precisa ser divulgada e mostrada para as pessoas”, diz o reitor pró-têmpore Ricardo Rocha de Oliveira.
O estudo buscou traçar o perfil socioeconômico da região, porém constatou diferenças significativas entre um município e outro. “Isso dá ao Oeste uma diversidade de realidades bastante ampla e que precisa ser estudada de forma contínua. Entretanto, esse livro passa, dentro de suas limitações, a servir de parâmetro até para futuros investimentos”, entende Alfredo. A capa traz quatro fotografias, mostrando parte da diversidade, das riquezas e mazelas do Oeste: mostram a Itaipu e as Cataratas, a soja, uma das principais fontes de renda da região, e também um ambiente pobre e cheio de carências.
Os capítulos aprofundam questões históricas e atuais. Entre eles estão: cinco séculos de história, a região no contexto da economia paranaense, recursos públicos municipais, eixos de desenvolvimento intra-regionais, meio ambiente: questões para a discussão e evolução e caracterização do sistema educacional. O livro mostra o passado, o presente e o futuro do Oeste do Paraná, conforme Alfredo. A publicação foi destacada pela presidente da ACIC, Susana Gasparovic Kasprzak, como um referencial para a comunidade pensar o que quer da região para daqui a 40, 50 anos.
O engenheiro Celso Novais, da Itaipu, destacou a preocupação da hidrelétrica em contribuir e investir em projetos sociais e econômicos e citou o exemplo do Parque Tecnológico de Itaipu, outra parceria com a Unioeste e que já é realidade. A primeira edição do livro saiu com 600 exemplares e poderá ser encontrado por R$ 45 em livrarias de Cascavel e da região. Toda a metodologia empregada no projeto, da pesquisa à elaboração e tabulação final dos dados, foi feita pela Unioeste com total apoio da Itaipu.
Voltar