Sicoob quer contribuir com o desenvolvimento

Contribuir com o desenvolvimento socioeconômico de Cascavel é um dos compromissos da Sicoob/Credicapital, a Cooperativa de Economia de Crédito Mútuo dos Pequenos Empresários, Microempresários e Microempreendedores da Região Oeste do Paraná. A unidade, que funciona como um banco, nasceu na ACIC há três anos e se transforma em uma alternativa de crédito altamente competitiva, segundo o consultor Eloi Carvalho, que apresentou novidades sobre a Sicoob quinta à noite durante a reunião empresarial da ACIC.
Eloi citou as transformações enfrentadas pelo sistema financeiro mundial, caracterizado pelo oligopólio, incorporações e fusões, fenômeno também presente no Brasil. O problema é acentuado em economias emergentes e sob o menor risco há a criação de uma série de restrições prejudiciais ao bom andamento dessa economia. Entre as conseqüências desse tipo de postura estão taxas e impostos elevados e aumento da burocracia, ações agravadas ainda pela sinalização das instituições financeiras em tornar sua atuação homogênea.
Esses percalços abrem a possibilidade de surgimento e de crescimento de sistemas financeiros alternativas, a exemplo das cooperativas de crédito. A Sicoob/Credicapital tem cerca de 135 associados e capital na casa dos R$ 85 mil, o que lhe permite captar, segundo as regras do acordo mundial da Basiléia, até 11 vezes esse valor. O volume de recursos pode chegar a R$ 935 mil e o limite de empréstimos, nesse momento, será de R$ 697 mil e outros R$ 287 mil ficam como reservas.
Eloi também informou sobre a proteção do sistema que, entre outros mecanismos, terá auditorias, o empenho de um conselho fiscal atuante e a contratação de profissionais com experiência na área financeira. A finalidade da Sicoob/Credicapital é a busca, através da ajuda mútua, de melhor administração dos recursos do cooperado, com taxas menores, atendimento diferenciado e distribuição de resultados. Está adiantado o processo de transformação do regime da cooperativa de simples para multissetorial.
O diretor administrativo da cooperativa, o vice-presidente da ACIC, Guido Bresolin Jr., lembrou de recente visita feita a entidades do gênero em Toledo, Maringá e Medianeira. “Todas estão crescendo e dando provas de funcionalidade, eficiência e vantagens de um sistema que tem tudo para se consolidar no País”, observa. O presidente da Sicoob/Credicapital é o bioquímico Álvaro Largura. A cooperativa já está operando em um espaço ao lado da ACIC, mas a intenção é transferí-la para um endereço em área central da cidade.