Conselho leva nome da Acic para Minas

Seis conselheiras do Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Acic participaram de 19 a 23 de outubro do 14º Congresso Ibero-Americano de Mulheres Empresárias, que reuniu cerca de 400 participantes de dez países em Araxá, no interior de Minas Gerais. O evento discutiu, entre outros temas, o papel da mulher nos aspectos econômico, político e social.
Entre outras lideranças, estiveram presentes o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, a ministra da Secretaria Especial para Mulheres, Emília Terezinha Xavier Fernandes, além de Luiz Otávio Gomes, presidente da Confederação Brasileira das Associações Comerciais e Industriais do Brasil, José Miguel Guerrero Sedano, representante da Câmara da Associação Interamericana de Câmaras de Comércio da Espanha e de Oded Gragew, presidente licenciado do Instituto Ethos e assessor especial do presidente Lula.
Essa foi a primeira vez que o congresso aconteceu no Brasil e apresentou estatísticas que ajudaram a alimentar as discussões dos cinco dias do evento. As mulheres já representam 40% da classe economicamente ativa no Brasil e são responsáveis por quatro entre dez contas bancárias e 42% das cadernetas de poupança estão no nome de mulheres e ainda movimentam 33% das aplicações do mercado financeiro no País.
De acordo com a presidente do Conselho da Mulher, Sivonei Gaidarji, o congresso mostrou os espaços que o público feminino vem alcançando. “O Século 20 foi das mulheres, de conquistas essenciais. O evento mostrou a importância desse público se inserir em todos os contextos socioeconômicos mundiais e agora o desafio é de consolidar essa nova era de participação”, diz Sivonei. Outra questão considerada importante durante o congresso foi o exercício da responsabilidade social nas empresas.
O encontro também abordou temas como Mercosul, turismo, desafios para o século 21, a mulher e os negócios, saúde e qualidade de vida e inclusão social. A troca de experiências foi uma das marcas do congresso. O Conselho da Mulher da Acic foi representado, além de sua presidente, pelas conselheiras Rosicler Gil, Rosana Calegari, Neide Basso, Sônia Viegas e Rosane Vargas.