Lançamento de convênio será quinta na Acic

O lançamento oficial do convênio ACIC/BB Cooperfat será na próxima quinta-feira, a partir das 18h30, durante a reunião empresarial da associação. Um seminário realizado na noite da última quarta-feira no auditório da ACIC ofereceu detalhes sobre uma parceria que passa a oferecer opção de crédito com taxas e condições de pagamento diferenciadas aos empresários ligados à Associação Comercial e Industrial de Cascavel. Os trabalhos foram conduzidos por uma equipe do Banco do Brasil, que ao lado da ACIC e do Sebrae, participa de um convênio criado com a finalidade de ajudar a fortalecer empresas locais, abrir novos postos de trabalho, além da manutenção dos já existentes.
O ACIC/BB Cooperfat já tem R$ 1 milhão disponibilizados para financiar a compra de equipamentos, veículos, imóveis e matérias-primas, podendo ainda ser destinado para reforma. Cada sócio da ACIC interessado em receber o empréstimo obterá no máximo até R$ 48 mil, equivalente a 90% do valor final da operação. O encargo é TJLP mais 4% de juros ao ano. O parcelamento poderá chegar a 96 meses em algumas operações com carência de até um ano. Somente sócios da ACIC podem participar, inclusive na função de fornecedores.
“Esse é um dinheiro que busca aquecer ainda mais os resultados do setor produtivo”, de acordo com a gerente geral da agência centro do Banco do Brasil, Rosemar Casagrande. O processo todo, da entrega de documentos à aprovação e liberação dos recursos, consumirá em média 30 dias. O tesoureiro da ACIC, Cláudio Brunetto, também vê no convênio uma boa oportunidade aos empresários interessados em expandir o seu negócio. “A intenção é de oferecer esse recurso de forma fácil, rápida e com condições das mais atraentes do mercado”, observa ele.
Dúvidas
A equipe do Banco do Brasil esclareceu diversas dúvidas, como questões relacionadas a garantias, sobre o que de fato pode ser financiado, quem poderá ser fornecedor do processo, se empresários de outras cidades também poderiam ter acesso a esses recursos, entre outros questionamentos.