Mascarello quer exportar metade da sua produção

Hoje 18% vai
para o mercado
externo, mas
intenção é de
chegar a 50%
O mercado externo tem se tornado um canal de negócios atrativo e rentável para um número considerável de empresas no Brasil. E esse deverá ser o destino em poucos anos de pelo menos a metade da produção da Mascarello Indústria de Carroceiras e Ônibus, a primeira empresa do gênero a operar no Paraná. A informação foi dada quinta-feira à noite por diretores da Mascarello durante reunião empresarial promovida pela Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC).
A indústria de carrocerias começou a funcionar há 18 meses e ocupa um terreno de 83 mil metros quadrados no Parque Industrial Albino Nicolau Schimidt, na BR 277 saída para Foz do Iguaçu. A área construída chega aos 14,6 mil metros quadrados. A previsão é de que a unidade empregue em cerca de dois anos 600 pessoas e produza seis ônibus por dia. O primeiro Mini, ônibus de tamanho compacto para transporte urbano, ficou pronto em 17 de fevereiro de 2002.
Hoje, a empresa tem 188 colaboradores e a capacidade de produção passou de uma para duas unidades diárias. Até o fim de 2004, estima-se a geração de 391 postos de trabalho. Em setembro foram produzidos 39 ônibus e em outubro deverão ser 50. O número 200 estará pronto em dezembro. O atual nível de exportação é de 18% da produção, mas o desejo é de chegar a 50%. O Chile é um dos maiores compradores de ônibus da América Latina, foram cerca de 1,4 mil somente este ano.
A Mascarello está recebendo pedidos de praticamente todo o Brasil e de países da América do Sul. Parte dos componentes consumidos pela unidade é produzida em Cascavel e municípios da região, principalmente no que se refere a poltronas e à fibra usada nas carrocerias. O próprio grupo pretende instalar empresas para o fornecimento de peças necessárias no processo final de montagem dos veículos.
O cliente é quem compra o chassi e cabe à Mascarello montar a carroceira. Ela trabalha praticamente para atender pedidos feitos sob encomenda. A indústria produz versões do GranMini e do GranMicro, ônibus menores em comparação aos convencionais e voltados basicamente ao transporte escolar, urbano e para percorrer pequenas e médias distâncias. A recepção aos empresários foi feita pelos proprietários Celinha e Rovílio Mascarello e pelos diretores Jair Luiz Bez e Antonino Duzanowski.
Orgulho
A presidente da ACIC, Susana Gasparovic Kasprzak, disse que a realização do encontro empresarial em empresas atende sugestão dos associados e passará a acontecer de forma mais intensa a partir de agora. Ela afirmou que a Mascarello é um orgulho para os cascavelenses porque demonstra o empreendedorismo de pessoas que ajudam a construir a história do município e da região. “O sucesso do negócio já está garantido e gera empregos e novas oportunidades a uma das regiões que mais crescem no País”, segundo o prefeito Edgar Bueno. Uma visita técnica às instalações da indústria encerrou o encontro.