Entidades manifestam-se favoráveis à “Zona Azul”

A Acic, Amic, Conseg e o Conselho Municipal de Turismo reafirmam na noite de quinta-feira seu apoio ao funcionamento do Estacionamento Regulamentado em Cascavel, o EstaR. A resposta foi dada a um pedido formulado pelo presidente da Companhia Cascavelense de Transporte e Tráfego (CCTT), Sérgio Donadussi, que sugeriu às entidades a realização de pesquisa junto aos seus associados para comprovar se eles são a favor ou contra o funcionamento da Zona Azul.
Donadussi esteve na Acic para informar sobre acusações feitas à CCTT da suposta isenção de pagamentos de multas a algumas pessoas. “A companhia age de forma bastante rigorosa e esse é um aspecto que vem merecendo atenção redobrada, já que não há qualquer espécie de favorecimento no que se refere à isenção de cobranças geradas pelo uso do EstaR”, afirmou o presidente da CCTT. A companhia não faz o julgamento de multas. Ela apenas confere o preenchimento do formulário e o encaminha a uma junta especial.
O trabalho de fiscalização, principalmente na área da Zona Azul, tem contribuído para a diminuição de acidentes e de mortes no trânsito, afirmou. A presidente da Acic, Susana Gasparovic Kasprzak, lembrou que a entidade fez à época da implantação do EstaR consulta junto aos sócios e a grande maioria mostrou-se favorável ao sistema. Ela entende a criação de mecanismos como esse como fundamentais para organizar e disciplinar o trânsito. “Cascavel está crescendo e precisa contar com instrumentos do gênero”, afirma ela.
Othmar Rempel, presidente da Associação das Micros e Pequenas Empresas, disse que a Amic já se posicionou há alguns anos favoravelmente ao EstaR e ratifica agora essa decisão. “A cobrança estimula a rotatividade de veículos nos estacionamentos do centro e isso é imprescindível para o comércio e a prestação de serviços estabelecidos nessa região”, destaca Othmar. A CCTT tem contribuído para melhorar a consciência sobre trânsito e alguns motoristas, infelizmente, só sentem isso quando pagam do bolso pelos seus erros, citou o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Willand Schurt.
O diretor do SCPC, Leopoldo Furlan, elogiou a posição firme de atuação adotada por Donadussi e o tesoureiro José Alexandre Polasek entende o respeito às leis e ao Código Brasileiro de Trânsito como fundamental para estabelecer respeito mútuo entre pedestres e motoristas. O presidente do Conseg, Paulo Reneu Simões, também disse endossar o trabalho desenvolvido pela CCTT.