EADI inicia atividades até 15 de outubro, diz Codapar

A Estação Aduaneira do Interior de Cascavel vai começar a funcionar até o dia 15 de outubro, informou quinta-feira à noite na ACIC o diretor técnico operacional da Eadi, Davi Aparecido Pinezi. A operacionalização do Porto Seco é um antigo anseio da classe empresarial do município e região e uma das principais bandeiras da Associação Comercial e Industrial de Cascavel. A Eadi é considerada uma estrutura primordial no processo de fortalecimento de operações internacionais envolvendo empresas locais.
Pinezi disse que a Codapar, a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná, trouxe à cidade alguns de seus melhores técnicos a fim de acelerar o processo de instalação e de vencimento de etapas burocráticas a fim de iniciar as atividades do Porto Seco. Os trabalhos estão indo tão bem, de acordo com ele, que uma vistoria feita pela Receita Federal esta semana indica para o início imediato das operações da estrutura, implantada em área anexa ao complexo da Ferropar em Cascavel, na BR 277 saída para Curitiba. No entanto, ainda é preciso que Curitiba aprove o relatório.
A Eadi vai oferecer todo tipo de serviço na área de desembaraço aduaneiro no que se refere à importação e exportação de mercadorias. Haverá também estrutura para recepção e armazenagem, de acordo com Pinezi. O diretor técnico operacional do Porto Seco assegurou que as taxas praticadas serão tão competitivas quanto às oferecidas em estruturas semelhantes já em funcionamento em Maringá e Foz do Iguaçu. A principal vantagem aos empresários, principalmente aos já integrados à importação e exportação de mercadorias, é poder contar com uma estrutura de desembaraço e logística mais próxima. E isso deve agilizar os processos comuns a esse tipo de operação.
Perfil
O diretor da ACIC para Assuntos do Comércio Exterior, Heroldo Secco Jr., iniciou na quinta-feira estudo a partir de um questionário para a definição do perfil das empresas já atuantes e de olho no mercado internacional. A finalidade é obter informações suficientes a fim de que a Associação Comercial possa auxiliar na facilitação desse trabalho. O vice-presidente da ACIC, Guido Bresolin Jr., considera a Eadi como uma estrutura estratégica para a economia de Cascavel e região.