Lei Geral e as marginais da BR 277 Autor: Guido Bresolin Júnior

Autor:  Guido Bresolin Júnior

Dois entre vários temas têm mobilizado empresários ligados à Acic há um bom tempo: a aprovação da Lei Geral das Micros e Pequenas Empresas e a pavimentação das marginais da BR 277, no perímetro urbano de Cascavel. Essas questões têm muitas similaridades e seu grau de proximidade é maior do que se imagina.

A proposta da Lei Geral é resultado de anos de trabalho dedicado de empresários, de técnicos e de lideranças das mais diversas esferas. O que se busca é garantir merecido tratamento diferenciado a micros e pequenas empresas, responsáveis por números significativos da nossa economia. O mote central, no entanto, é reduzir a carga tributária brasileira, que é absurda.

Os empresários lutam para poder trabalhar, gerar mais empregos e desenvolvimento. O governo, por outro lado, preocupa-se apenas com seu bravio instinto arrecadador e, historicamente, dá sinais de não ter habilidade e nem vontade suficientes para executar o que lhe compare.

Uma emenda coletiva pode assegurar os recursos para as marginais, negociada pela Acic, obra que deveria existir há muito caso o governo valorizasse a segurança. Se os 40% arrecadados pelo governo fossem bem aplicados, lutas tão desgastantes como essa poderiam ser desnecessárias.