Escritório de Compras Públicas comemora cinco anos de atividades

O Escritório de Compras Públicas de Cascavel comemorou no domingo, 31 de julho, cinco anos de atividades. Inaugurado na gestão do então presidente da Acic Edson José de Vasconcelos, o ambiente é o resultado da união de várias entidades atentas à necessidade de criar mecanismos para fazer com que fatia maior dos recursos destinados a compras públicas, na casa de R$ 1 bilhão por ano, pudesse permanecer e gerar mais oportunidades no município.

Representantes das entidades fizeram uma ampla pesquisa e conheceram outras estruturas parecidas para chegar ao formato considerado o mais apropriado para Cascavel. A administração pública municipal costuma ressaltar os benefícios do projeto, que compõem uma série de medidas que deram mais dinâmica às licitações, reduzindo percentuais de valores de compras e, com mais empresas preparadas, inscritas e vencedoras de certames, mais recursos passaram a drenar a economia local.

O escritório funciona na Acic e tem por atribuições, entre outras, divulgar editais de fornecedores locais e parceiros, dar assessoria a empresas interessadas em participar de licitações quanto à documentação e utilização de plataformas digitais, além de disponibilizar cursos e consultorias. No período de cinco anos, o Escritório de Compras Públicas de Cascavel atendeu diretamente 851 empresários, realizou dez cursos e ofereceu, gratuitamente, 64 horas de consultoria especializada, informa a analista de atendimentos Ana Paula Casarotto.

Quem acompanha o cotidiano do escritório afirma que ele cumpre à risca o objetivo de se tornar um espaço que aumenta a transparência e a competitividade em licitações e de incentivar mais empresas, principalmente micros e pequenas, a participar de compras públicas. As empresas fornecedoras ainda têm acesso a um sistema regional de compras; enquanto que as compradoras contam, entre outros benefícios, com capacitações, cadastro de fornecedores por atividade, auxílio no planejamento anual das compras por entidade e apoio na busca por orçamentos.

Na quinta-feira, 4, será realizado na Acic encontro para planejamento das ações do escritório. Os trabalhos vão ser conduzidos pelo Sebrae, um dos participantes do projeto. Os outros parceiros são: Prefeitura, Acic, Unioeste, 10ª Regional de Saúde, Núcleo Regional de Educação e Comitê Gestor Municipal.

Legenda: O escritório atende na Acic, de segunda a sexta, em horário comercial