Cascavel vence primeiros passos para estruturar o seu polo têxtil

Cascavel vence os primeiros passos de um projeto que quer, gradualmente, fazer do município um polo na área têxtil. É disso que falaram na manhã desta quarta-feira, na Acic, a secretária de Desenvolvimento Econômico Hivonete Picolli e a coordenadora do Núcleo Setorial Têxtil da associação comercial, Maria Helena Covezzi. A apresentação aconteceu durante reunião de diretoria da entidade.

Hivonete informou que atualmente existem 330 empresas do ramo, mil faccionistas formais e outras duas mil informais em atividade no município. “A ideia desse projeto de política pública é pensar formas de gerar oportunidades pela conexão das pessoas”, destacou a secretária. Com recursos do governo estadual, Cascavel ganhará dois ambientes que servirão de estruturas para estimular ações ligadas ao polo têxtil, principalmente no que se refere a capacitações e a troca de experiências.

A previsão é de o primeiro desses espaços, nas proximidades do terminal do transporte coletivo do bairro Brazmadeira, ficar pronto em quatro meses. “Esse ambiente vai funcionar como uma espécie de balcão de negócios”, ilustrou Hivonete. A junção de forças e atores debate e busca subsídios, no momento, de mecanismos de como gerir esses espaços com potencialização de resultados.

Outro dos desafios do projeto do polo têxtil é a profissionalização das empresas do setor, pensando em design, marca, mercado e negócios. “Estamos no início de uma caminhada que é sonho antigo de empresários do Núcleo Têxtil. Um dos maiores desafios no momento é conseguir, de forma eficiente, preparar mão de obra qualificada para as empresas já em atividade. Mas aos poucos, com segurança e de forma ordenada, vamos chegar ao estágio que queremos e podemos”, de acordo com Maria Helena.

O presidente da Acic, Genesio Pegoraro, parabenizou a iniciativa e colocou a entidade à disposição para ajudar em tudo o que for necessário.

Legenda: Encontro na Acic com as presenças de Maria Helena e Hivonete