Notícias


Imagem Notícia

Sucessão e proteção patrimonial ganham mais espaço na agenda empresarial

Uma prática comum há décadas em países desenvolvidos ganha, gradualmente, mais espaço e importância também no Brasil e na pauta empresarial. A sucessão familiar nas empresas e a proteção da família e do patrimônio movimentam encontros e debates em várias regiões do País. Esse foi o assunto predominante da reunião empresarial da Acic na última quinta-feira e contou com a participação de uma profissional referência do mercado.

A advogada especialista em Wealth Planning, Iasmin Mello, esteve na associação comercial a convite da SVN Investimentos, e falou em um encontro híbrido (reunião presencial e virtual, com transmissão ao vivo pelas mídias sociais da entidade) sobre a importância de planejar e organizar sucessões. “Há vários caminhos que podem ser percorridos para que, quando o momento chegar, a transição não seja tão difícil e dolorosa”. O planejamento é um forte aliado nas estratégias disponíveis, comentou Iasmin.

Devido à complexidade de normas e legislações, a advogada sugeriu procurar profissionais habilitados para integrar a empresa ou a pessoa física nessas ferramentas de sucessão empresarial e de proteção patrimonial e familiar que estão no mercado. Iasmin falou de holding, de proteção e sucessão em propriedades rurais, de fundos exclusivos, de offshore, de empresas para gestão de patrimônio no exterior, entre outros.

“Cada uma dessas modalidades tem suas características, seus benefícios e também seus pontos de atenção. Por isso, contar com a colaboração de um especialista, que fará uma análise detalhada do seu caso, é a melhor forma de se integrar a essas possibilidades com segurança”, orientou a advogada. A mediação do encontro foi feita por Marcelo Muller, sócio e assessor da SVN Investimentos, que apresentou inúmeras perguntas que foram, uma a uma, respondidas de maneira detalhada por Iasmin. Os presentes também tiveram a oportunidade de tirar dúvidas.

 

Holding

Uma das palavras mais empregadas ultimamente quando se fala na organização e planejamento familiar e empresarial é holding, empresa que detém a maior parte das ações ordinárias de outra empresa, ou seja: é uma sociedade gestora de participações sociais, empresa de participações, empresa-mãe ou sociedade controladora criada com o objetivo de administrar um grupo empresarial. Iasmin explicou que faz sentido constituir uma holding para gerir patrimônio (comprar imóveis para aluguel, por exemplo) e não para aportar recursos financeiros para fazer investimentos.

Mas a holding não resolve tudo. Para dar proteção financeira à família no momento de perda do patriarca estão entre as recomendações recursos como seguro de vida e previdência privada. Os encaminhamentos para fazer o inventário demoram, por isso esses dispositivos permitem à família viver com estabilidade financeira até que tudo se resolva. Quanto à sucessão empresarial, Iasmin orientou que o melhor é ter cláusulas de sucessão no contrato ou estatuto para assegurar principalmente a sobrevivência do negócio. É determinante definir com antecedência, entre outros, governança com cargos bem estabelecidos, distribuição de dividendos e prolabore.

O presidente da Acic, Genesio Pegoraro, destacou a relevância do assunto, e agradeceu a participação de Iasmin, de Marcelo e da SVN na reunião empresarial de quinta-feira.

 

Legenda: Iasmin, o presidente Genesio e Marcelo Muller

Crédito: Assessoria

Voltar