Notícias


Imagem Notícia

Em debate sobre segurança, Acic cobra mais efetivo e visita de secretário

Segurança pública foi o tema central da reunião de diretoria da Acic na manhã desta quarta-feira. O encontro contou com as presenças da delegada-chefe da 15ª SDP, Mariana Vieira, e do coronel Jorge Fritola, comandante do 6º BPM. Em ofícios, a associação comercial pede o aumento de efetivo, operações permanentes para enfrentar a criminalidade e também convida o secretário de Estado da Segurança Pública, Wagner Mesquita, para falar à comunidade sobre investimentos e planos de ação para conter a marginalidade.

Jorge e Mariana reconheceram defasagem em seus efetivos e que os números dos principais crimes cresceram nos primeiros meses de 2022, em Cascavel, na comparação com o mesmo período do ano passado. “Mas estamos trabalhando com força máxima. O número de operações cresceu 250% ante ao primeiro trimestre de 2021”, informou o comandante do 6º BPM. “Mesmo com efetivo pequeno de investigadoras, estamos nos dedicando muito e Cascavel é referência na elucidação de roubos e de homicídios”, afirmou a delegada.

O número de roubos no primeiro trimestre de 2022 foi de 145, o de furtos de 1.438 e o de furtos qualificados de 424, além de duas mil ocorrências de crimes patrimoniais. “Cerca de 40% das ocorrências são resolvidas no flagrante pela PM. O restante vai para a Civil. Diante do baixo efetivo, infelizmente, precisamos eleger prioridades”, lamentou Mariana. Mesmo com indicadores em alta, Cascavel é considerada pelos comandos como uma das cidades mais seguras do Estado quanto a crimes violentos. O 6º BPM é o segundo que mais apreende armas no Estado.

Nos documentos entregues às autoridades policiais, a Acic cita preocupações também com a impunidade e a receptação e se colocou à disposição para debater e ajudar. Os comandos locais concordam com a sugestão de envolver poder público e entidades em debates e articulações para refletir sobre novas estratégicas de combate à ação criminosa. “Queremos condições para realizar investigações ainda mais apuradas e com provas ainda mais robustas”, apontou Mariana.

Dicas

O coronel Jorge e a delegada Mariana repassaram algumas dicas que, empregadas pelos empresários e moradores, podem auxiliar as polícias e diminuir a ação dos bandidos. Uma delas é dar informações pelo Disque-Denúncia (45 99943-1234 – a mensagem é sigilosa), facilitar a cessão de imagens de câmaras de segurança particulares e adotar cautelas para combater os crimes de oportunidades. Um exemplo é fechar o caixa da empresa em local apropriado, longe dos olhos do público. Também é importante aos empresários reforçar portas e instalar alarmes e câmeras. Outra ideia sugerida é, a partir das câmeras particulares associadas com as do setor público, compartilhar imagens e criar uma central de monitoramento com acesso total pela polícia.

Legenda: Os diretores Assis Marcos e Siro Canabarro entregam ofícios ao comandante Jorge e à delegada Mariana

Crédito: Assessoria

Voltar