Núcleo Jovem busca em sua essência a inspiração para o seu fortalecimento

Depois de 25 anos de atuação, o Núcleo Acic Jovem, que nasceu como conselho, procura em suas origens o caminho que o levará ao futuro. Um minucioso trabalho de análises, ajustes e planejamento está em andamento desde janeiro para fortalecer e ampliar as ações do grupo, considerado estratégico no organograma da Associação Comercial e Industrial de Cascavel.

Para que o núcleo possa determinar com segurança o rumo que quer tomar a partir de agora, um dos princípios orientados tem sido o de beber da fonte que definiu os conceitos originais do grupo, que iniciou as suas atividades em novembro de 1997. E eles são os seguintes: Criar um espaço para a formação de novos líderes, incentivar o associativismo e aproximar essa nova geração de empreendedores das discussões inerentes ao setor produtivo.

O Núcleo Acic Jovem é muito importante para a Acic, porque uma das principais atribuições dele é ser a porta de entrada de jovens empreendedores ao cotidiano do associativismo, destaca o presidente Genesio Pegoraro. “O Núcleo Jovem é um fórum de formação de líderes, de empresários que, entre outras coisas, passarão a se envolver ainda mais decisiva e decididamente no dia a dia da associação comercial”, segundo Genesio.

Para coordenar os trabalhos, a Acic recrutou o consultor Henry Troglio, do Sebrae, responsável por integrar a entidade à governança e a um novo planejamento. Considerações sobre a atualidade e a expectativa que se tem para o Núcleo Acic Jovem foram amadurecidas em duas frentes, entre diretores e entre os próprios jovens empresários. O exercício permitiu então analisar e, com base nessas informações, preparar um conjunto de diretrizes que passa a ser incorporado no grupo, segundo Alberto Moreira, coordenador do Núcleo.

Alguns aspectos importantes foram definidos, principalmente quanto às atribuições, metas e, principalmente, quanto ao compromisso do núcleo de servir como um formador de novos líderes segundo o que orienta o modelo associativista empresarial. “Com o cumprimento das mais importantes etapas reflexivas vencidas, estamos mais preparados e melhor orientados para seguir e fortalecer o grupo, contando de forma ainda mais intensa com o sempre bem-vindo e necessário suporte da associação comercial”, conforme Alberto.

Legenda: Uma das recentes e mais importantes etapas do trabalho de fortalecimento do Núcleo Acic Jovem, com a presença também de diretores da entidade