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Artigo: Importância de um segundo idioma no mercado de trabalho brasileiro

         A globalização trouxe uma série de desafios e oportunidades à economia brasileira. A pandemia do Covid-19 veio como agente catalizador do processo histórico de integração entre os países e acelerou as mudanças que inexoravelmente ocorreriam nas relações de trabalho.

         A maior interdependência entre os países leva necessariamente à necessidade de profissionais que saibam operar em uma segunda língua. Do ponto de vista desse profissional, o conhecimento de uma língua estrangeira pode trazer remunerações mais altas (segundo Pesquisa Catho, quem domina um segundo idioma chega a aumentar o valor do salário em 83%), maiores chances de contratação e promoção, além de ser uma oportunidade impar de crescimento pessoal e ampliação de conhecimento.

         No entanto, a partir da perspectiva do empregador a carência de mão de obra especializada com conhecimento de outro idioma torna-se um gargalo para o crescimento.  A teoria do capital humano ajuda a entender essa situação, pois entende a educação como agente de mudança social. Segundo essa corrente de pensamento, pessoas com mais educação serão mais produtivas, ganharão maiores salários e por consequência influenciarão os resultados das organizações, logo o crescimento da economia como um todo.

          Não existe milagre, nem receita mágica para melhorar o nível do ensino de idiomas estrangeiros no Brasil. Porém, ao longo da história, o Estado mostrou não estar à altura dessa tarefa (provavelmente caberá a iniciativa privada ajudar nessa tarefa). Sem investimento em educação (não somente em quantidade, mas principalmente em qualidade), e especificamente no ensino de idiomas, o Brasil sempre estará um passo atrás em relação aos outros atores globais.

Israel. V. S. Chaves

Gestor comercial da Blessed Idiomas

 

 

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