Contabilistas apresentam sugestões para acelerar a liberação de alvarás

A demora na liberação de alvarás de funcionamento, que chega a consumir meses de espera, foi o assunto apresentado por contabilistas durante reunião de diretoria da Acic na manhã de quarta-feira, na Sala Paraná. O assunto foi detalhado pelo presidente e vice do Sincovel (Sindicato dos Contabilistas de Cascavel), Diego Paim e William Fischer.

Os contadores informam que, em razão da demanda elevada e do pequeno número de servidores na área, há centenas de processos com trâmite bastante lento, gerando problemas a empresas e aos escritórios de contabilidade. Ao aderir à RedeSim da Jucepar (Junta Comercial do Paraná) houve a informatização de alguns serviços justamente para acelerar os trâmites. “Há avanços sim, é importante reconhecer, mas o andamento dos processos, na prefeitura, ainda é demorado”, observa William Fischer.

Algumas reuniões já foram realizadas entre contadores, secretários e servidores públicos para encontrar soluções. ‘Estamos há mais de sete meses à espera de melhorias, que, infelizmente, ainda não vieram”, conforme William. A digitalização é um passo importante e bem-vindo, a exemplo da possibilidade de requer o alvará de funcionamento de forma on-line, no entanto a velocidade anunciada está muito longe de ser observada.

Sugestões

A intenção dos contabilistas e entidades da área, conforme Diego Paim, é de contribuir com a administração pública para que os serviços de liberação e renovação dos alvarás de funcionamento ocorram da melhor maneira possível. “Essa soma de forças e conhecimentos certamente fará muito bem às empresas, aos escritórios de contabilidade e também à administração pública”, entende o presidente da Acic, Genesio Pegoraro.

As sugestões apresentadas pelas entidades da área contábil são: transferência de servidores para atender a demanda pontual de alvarás, aumentar o prazo de vigência dos alvarás (como ocorre em outros municípios do Paraná; em Cascavel, a validade é de apenas um ano) e criar um plantão fiscal para atender quem liga ao setor atrás de informações, tirando um pouco da elevada carga de trabalho das costas em uns poucos funcionários que atendem no balcão.

Legenda: Contabilistas William e Paim em reunião de diretoria da Acic na manhã de quarta-feira