Ações conjuntas visam impulsionar destinações ao Tributo à Cidadania

Cascavel tem potencial para arrecadar estimadamente R$ 14 milhões por meio de destinações do Imposto de Renda devido para os mais diferentes projetos e programas sociais de atenção à criança, adolescente, idoso, cultura, esporte, Pronon (combate ao câncer) e Pronas (apoio a pessoas com deficiência). Porém, o município consegue menos de 10% disso todos os anos. Para mudar essa realidade, representantes de entidades estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, na Acic, para definir o início de uma estratégia permanente de sensibilização para elevar o valor geral das destinações.

“Fizemos mudanças na lei e, a partir de um banco de projetos, empresários e pessoas físicas podem conhecer os projetos cadastrados, escolher e acompanhar a aplicação dos recursos. A partir deste ano começa essa nova fase e a tendência será de as entidades sociais cada vez mais apresentar projetos à sociedade”, disse o secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Júnior. O valor arrecadado pelos fundos da criança e do idoso, em 2021, foi de R$ 1,28 milhão, valor superior ao de 2020. Mais de 30 entidades filantrópicas assistenciais, que fazem um belíssimo trabalho, estão cadastradas e recebem fatias desse recurso, conforme Hudson.

“O setor contabilista é parceiro desse projeto há muitos anos. Somos gratos a quem já participa, mas podemos ainda mais”, disse Jeferson Bonfim, delegado do CRC. “É fundamental que os empresários saibam que a destinação ao Tributo à Cidadania não faz com que a empresa caia na malha fina, que não aumenta o imposto devido e que, mesmo que tenha restituição de valores, se houver parte da soma retida a doação também pode ser realizada”, explicou o presidente do Sincovel, Diego Paim.

O presidente do Sescap-PR, Michel Lopes, considera o projeto como um trabalho de ação social louvável e que precisa ser incentivado por todos. O vice-presidente do Sincovel, William Fischer, destacou que o dinheiro da destinação não vai para a prefeitura e sim para um fundo administrado pelos conselhos municipais que são independentes em sua forma de gestão e que liberam os recursos para as diversas atividades sociais que as entidades realizam em benefício de nossa comunidade. “Essa é uma ação que engradece os cascavelenses, porque esse dinheiro fica aqui e estamos investindo principalmente em um futuro melhor para crianças e adolescentes”, observou o presidente da Acic, Genesio Pegoraro.

A escolha do projeto pode ser feita pelo doador diretamente pelo site www.assistirvidas.com.br . Nesse primeiro momento constam poucos projetos cadastrados devido ao início do novo procedimento. As doações podem ser destinadas aos fundos como acontece atualmente, até que um maior número de projetos seja cadastrado na nova plataforma.

A destinação de pessoa jurídica (somente pelo regime no lucro real) é de 1% do imposto devido e à pessoa física de até 6%. Neste momento de entrega da declaração da pessoa física, ela poderá destinar até 3% ao fundo da criança e até 3% ao fundo do idoso.

As entidades parceiras no Tributo à Cidadania são: Sincovel, Sescap, CRC PR, Acic, IDM, Amic, Secretaria de Assistência Social e Prefeitura. Em caso de dúvidas, entre em contato nos seguintes endereços: site sincovel@gmail.com e no telefone (45) 98426-6769.

Legenda: Encontro com representantes das entidades parceiras na manhã desta quarta, na Acic