Notícias


Imagem Notícia

Setor de eventos e turismo reflete sobre oportunidades

Setor de eventos e turismo reflete sobre oportunidades

Os setores de eventos, turismo e entretenimento estão entre os mais afetados por dois anos de restrições provocadas pela pandemia. As empresas saem desse período mais fortes, preparadas e atentas às oportunidades, que são muitas. É o que disse na noite de quarta-feira, na Sala Paraná, na Acic, o especialista no assunto Sérgio Takao Sato, convidado pelo Núcleo de Eventos para falar sobre Eventos e turismo, ousar para expandir.

Para um público formado por empresários e profissionais do setor, Takao passou alguns números ilustrando a força do segmento. São 2,7 mil empresas em todo o País atuando com turismo e eventos, segmento responsável por 4% do PIB e por dar ocupação a cerca de dez milhões de pessoas. Estatística recente, apresentada por Takao, aponta que são realizados em média, no Brasil, 600 mil eventos por ano, principalmente congressos, feiras e convenções.

“São 1,6 mil eventos todos os dias. Em um ano, significa dizer que todos os brasileiros, hoje na casa dos 214 milhões, participam de um deles pelo menos uma vez em um período de 12 meses”, conforme Sérgio Takao Sato. No mundo, o turismo movimenta o equivalente a R$ 35 trilhões, o que faz dele uma das indústrias que mais empregam e distribuem renda entre as mais diferentes áreas de uma cadeia produtiva ampla. “Quem não gosta de viajar, experimentar e conhecer novos lugares”, perguntou o empresário.

Força

Dos 600 mil eventos de média anual, 67% são organizados em municípios dos estados do Sul e Sudeste. “E Cascavel, essa cidade bela e tão próspera, tem muito a oferecer, principalmente no turismo de eventos”, disse Takao, para dar um exemplo. Um evento médico, com 500 profissionais por apenas três dias de congresso, injetaria na cidade perto de R$ 1 milhão. Em São Paulo, ilustrou ele, 70% dos turistas são inscritos nos mais diferentes eventos técnicos e de aperfeiçoamento oferecidos. “Estamos atentos às oportunidades e não há dúvidas que Cascavel pode muito nessa área”, destaca a coordenadora do Núcleo de Eventos, Viviane Castro.

Legenda: A palestra com Sérgio Takao Sato foi na noite de quarta, na Sala Paraná

Crédito: Assessoria

Voltar