Núcleos do Empreender iniciam planejamentos

Empresários dos núcleos do Programa Empreender da Acic começam nos próximos dias a elaborar o planejamento estratégico de seus grupos para o exercício de 2022. A definição do que fazer ao longo do ano é o primeiro passo para colocar todos os integrantes em sintonia e para que o núcleo possa avançar segundo as orientações da metodologia empregada.

Um dos diferenciais deste ano é que os grupos terão um planejamento macro elaborado em 2021 pelo Empreender. Os pontos ali contidos servem de parâmetro para que as prioridades possam ser definidas ainda com mais assertividade e resultados, comenta o diretor do Empreender, o empresário Thiago Munhois. “Estamos animados, porque esse suporte tem sido fundamental para o fortalecimento do programa na associação comercial”.

A Acic foi a primeira entidade empresarial no Paraná a aderir ao Empreender, em 1998. Nesses mais de 20 anos, por mais acertos que tenham ocorrido, percebeu-se a necessidade de ajustes e então uma consultoria especializada acabou contratada para a tarefa. “Agora, ainda mais conectados com a essência do programa, a expectativa é que o Empreender permita avanços em favor dos grupos com reflexos positivos ainda melhores às suas empresas”, diz o presidente Genesio Pegoraro.

Pontos

O planejamento do Empreender foi construído pela governança do programa. Ao mesmo tempo que enviou a informação dos pontos aprovados, a coordenação mandou aos nucleados um modelo básico com instruções de lançamentos de ações no aplicativo de gestão que passa a ser usado, o Multiuplica.me. Em novembro, a Acic realizou a quinta edição do Fórum Empreender, que repassou informações detalhadas dos trabalhos da consultoria e do que buscam.

Alguns dos principais aspectos contidos no planejamento são: integração, qualificação e geração de negócios, realização de dez ações entre núcleos e dez negócios entre empresas de diferentes núcleos, contribuir para aumentar em 5% o faturamento das empresas e ter pelo menos 30% de ações de gestão nos planos dos núcleos setoriais, entre outras.

A Associação Comercial e Industrial de Cascavel conta atualmente com 30 núcleos em atividade e um em formação. O Programa Empreender está em praticamente todo o Brasil, ajudando a promover transformações importantes em cadeias econômicas de impacto em suas comunidades.

Legenda: O diretor de Núcleos, Thiago Munhois