Notícias


Imagem Notícia

A aprovação do novo fundo eleitoral e as lições que ficam

A aprovação do novo fundo
eleitoral e as lições que ficam

A Acic, Associação Comercial e Industrial de Cascavel, acompanha atentamente os debates e as reflexões entorno de uma decisão do Congresso que, muito mais que surpresa, provocou revolta e indignação em grande parte da população brasileira. No dia 19 de dezembro, o Congresso derrubou veto presidencial e estabeleceu o Fundo Eleitoral para 2022 em R$ 5,7 bilhões.

*Congresso está desconectado da vontade popular
A decisão da maioria dos parlamentares demonstra que a Câmara e o Senado estão desconectados da vontade popular e da realidade brasileira. O Brasil e o mundo ainda se recuperam da maior crise sanitária dos últimos cem anos, e empresas e trabalhadores fazem cortes para tentar superar as dificuldades. Por outro lado, o Congresso aumenta e coloca nas costas do contribuinte uma conta bilionária. A atitude dos parlamentares sinaliza o quanto ainda é preciso avançar para que a coerência, a responsabilidade e o respeito ao dinheiro público sejam majoritários no Legislativo em Brasília.

*Custo da democracia e reflexões sobre financiamento de campanhas
A reflexão aqui sugerida exige considerar o custo da democracia e qual deve ser o melhor caminho para financiar as campanhas eleitorais. Se for mesmo o público, então qual deve ser o valor justo a liberar e quais critérios devem ser observados? Tudo deve ser analisado, com a participação da sociedade, do Congresso e do Superior Tribunal Eleitoral, para que o processo seja mais transparente e democrático. Não há dúvidas que a questão é complexa e espinhosa, todavia tem-se em mãos a oportunidade de buscar a construção de caminhos e entendimentos que promova avanços ao sistema eleitoral brasileiro.

*Sociedade quer participar e ser ouvida no debate
A sociedade e as entidades, devido à sua importância no contexto de organização do País, devem se posicionar e sua voz precisa ser ouvida e principalmente considerada nos debates de interesse nacional. A Acic e outras forças jamais se furtarão em colaborar e contribuir para o aprimoramento das regras de convivência social. E essa construção precisa contar com o apoio e o envolvimento de todos, fortalecendo os pilares do diálogo e da democracia. A Acic reconhece e agradece o envolvimento de deputados de Cascavel em diversas lutas, inclusive nas mais recentes como pedágio e de novos investimentos à região.

*Sociedade deve se antecipar a abusos e excessos
Diante dessa atitude inesperada de ampliar o Fundo Eleitoral, a Acic entende que fica a lição de buscar, de forma antecipada, inteligente e articulada, mecanismos que possam, com chances reais, neutralizar medidas que possam ser prejudiciais ao País. É preciso pensar em estratégias que coloquem a população, as entidades, enfim, a força viva da sociedade, à frente de decisões equivocadas e que custam caro.

*Não podemos perder a chance de mudar e evoluir
Mais uma vez está diante de cada um de nós a chance de agir e, de forma unida e serena, encontrar caminhos para melhorar e conter excessos que fazem do Brasil um dos mais eficientes arrecadadores de impostos do mundo e um dos mais ineficientes e relapsos na aplicação desses recursos. O futuro depende das decisões que tomarmos agora.

Cordialmente,

Voltar