Moraes, da Faciap, diz que pensar coletivamente é sempre vantajoso

O movimento associativista empresarial expande suas fronteiras em todo o Brasil. Os fenômenos que compõem essa condição foram apresentados na noite de quinta-feira, durante reunião na Acic, pelo presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, Fernando Moraes. “Pensar coletivamente sempre é mais vantajoso”, afirmou durante a palestra O associativismo empresarial e seus impactos na comunidade.

Um dos segredos de sucesso do associativismo está na simplicidade e eficiência do seu método. Ele atua pelo fortalecimento mútuo das empresas, contribuindo para gerar uma onda positiva que alcança os mais diferentes setores organizados de um município. Traços dessa lógica de trabalho, segundo Moraes, são encontrados nos blocos que reúnem países, a exemplo do que acontece com o G7, União Europeia e Mercosul. São mais de 70 os grupos econômicos de nações que seguem essa estrutura de organização no mundo.

O associativismo reivindica direitos nos mais diversos setores e defende os interesses das empresas e dos empresários. “Ele garante que todos tenham voz e possam debater e encontrar consensos pelas vias democráticas”. O movimento, segundo Fernando Moraes, pensa estratégias para avanços aos mais diferentes segmentos produtivos, e também se envolve na luta por obras e projetos estratégicos como aconteceu recentemente no Paraná nas discussões em torno do novo modelo de pedágio.

Faciap

O presidente falou também da Faciap, uma das maiores e mais antigas federações empresariais do Brasil. Ela representa 295 associações comerciais que, juntas, têm mais de 65 mil empresas filiadas. “Nossa atuação está em 75% dos municípios do Paraná”, conforme Fernando Moraes. Um dos papéis mais importantes da Federação e de suas 12 coordenadorias é ser agentes de desenvolvimento em suas regiões, objetivando sempre o crescimento de seus associados e de suas comunidades.

Legenda: Moraes cita as principais características do associativismo empresarial