Cascavel vira modelo em agilidade na abertura de empresas

Há apenas cinco anos, abrir uma empresa em Cascavel demorava em média 90 dias. Agora, com a implantação de inúmeras fases da RedeSim, empresas de baixo risco podem, a partir das ferramentas on-line disponibilizadas, ser formalizadas em cinco minutos. O avanço do sistema de informatização é tão expressivo que trouxe para evento na Acic, nesta sexta-feira, o vice-governador e presidente da Fecomércio, Darci Piana. O ato também contou com as presenças do prefeito Leonaldo Paranhos, líderes políticos e representantes de entidades empresariais.

Uma verdadeira transformação foi realizada nesse período para que a RedeSim atingisse o seu atual estágio em Cascavel. O processo ocorreu de forma gradual para que cada obstáculo fosse corretamente superado. “Os desafios da integração e da digitalização são enormes. E começam nas estruturas, chegando às leis, normas, obrigações e interpretações. Mas a parceria e os resultados alcançados aqui mostram que é possível sim descomplicar e tornar a vida dos empresários e das comunidades mais fácil”, afirmou o governador Darci Piana.

O governo estadual adotou um programa de simplificação que alcança os mais diferentes setores, inclusive o campo, colocando o Paraná na vanguarda da digitalização e da rápida liberação de licenças, alvarás entre outros documentos para o funcionamento dos mais diferentes empreendimentos. No passado recente, a demora era tão grande, consumindo muito anos para atingir a busca esperada, que desmotivava o empresário e desarticulava investimentos elevados, que gerariam número significativo de empregos. Mas, felizmente, segundo Darci Piana, esse tempo passou e o Paraná, e cidades como Cascavel, viram referência em agilidade, modernidade e simplificação para o Brasil.

Transformação

Mais do que a integração e a digitalização de sistemas, a RedeSim promove uma verdadeira transformação na maneira como se abre uma empresa. É possível fazer e encaminhar praticamente todos os procedimentos de forma on-line. A evolução, que chega a outras regiões do Brasil, é tão grande que começa a tirar o País de uma posição desconfortável no ranking de tempo despendido na abertura de empresas.

Considerando todos os tipos de empresa, segundo seu grau de risco ambiental, por exemplo, o tempo médio consumido para a abertura no Paraná é de 37 horas. Em Cascavel, com o sistema em operacionalização, 95% das consultas prévias são aprovadas de forma imediata. Há ainda outros dois passos que precisam ser vencidos, a formalização e o funcionamento. O vice-presidente da Acic, Assis Marcos Gurgacz, destacou como um dos pontos centrais desse avanço a retirada de muitas empresas da informalidade. “É um ganho, porque esses empresários, e seus colaboradores, trabalharão sentindo-se melhor amparados e mais seguros”.

Insistência

Os bons resultados da parceria com Sebrae, Jucepar e Governo do Paraná estão ligados à insistência e à vontade de fazer, afirmou o prefeito Leonaldo Paranhos. “Os desafios são enormes, e a prática mostrou isso. Mas com as mudanças e o nível de satisfação alcançados, percebe-se que o esforço e a dedicação valem a pena. Somos parceiros da Acic, dos contadores e de todas as entidades que querem o melhor para Cascavel. Esta é uma das nossas grandes obras: unir o município entorno de objetivos comuns”, afirmou Paranhos. O superintendente do Sebrae, Vitor Tioqueta, destacou e parabenizou a qualidade da ferramenta disponibilizada aos empresários e à comunidade local.

Legenda: Paranhos, Darci Piana e Assis Marcos, em evento na manhã desta sexta, na Acic