O desafio de se reinventar e ser competitivo

Tudo tem um começo e um fim. E com as atitudes certas é possível estender a longevidade de um produto, de uma empresa e de uma marca. Essa foi uma das principais mensagens deixadas pelo coordenador do Programa Empreender da CACB, Carlos Alberto de Rezende, aos empresários e empreendedores que participaram do 5º Fórum do Empreender da Acic, realizado na noite da última quinta-feira, 11 de novembro.

Depois de apresentar uma sucessão de grandes marcas, que durante décadas dominaram os seus segmentos e ruíram, Rezende falou de entropia. Em administração, o termo significa tendência à morte, ou seja: que toda empresa que nasceu um dia encontrará, em algum momento, o seu instante derradeiro. Porém, com as ferramentas e medidas certas é possível extrair o máximo de período de existência dessa corporação, com benefícios a todos que dela fazem parte, direta e indiretamente.

O grande desafio da atualidade das empresas, principalmente daquelas que nasceram em um mundo mais analógico que o atual, é se renovar e ser competitiva. A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil tem em seu portfólio mecanismos de apoio interessantes às empresas. Rezende falou do Empreender Competitivo, que libera recursos a fundo perdido a projetos elaborados por núcleos orientados pela metodologia, e o Al-Invest, projeto que conta com apoio e financiamentos de corporações europeias e latino-americanas.

R$ 11 milhões

Apenas no período de 2017 a 2021, o Empreender Competitivo liberou R$ 11 milhões aos mais diferentes projetos. São recursos empregados em inúmeras iniciativas, sempre focadas em avanços de recursos humanos, administração e gestão do negócio. Rezende citou o exemplo de algumas associações comerciais brasileiras que são recordistas em prêmios e em captação de recursos, e nesse aspecto ele pontuou que a Acic pode melhorar muito e conseguir fundos para inúmeras ações.

O coordenador nacional do Empreender citou o aprendizado da própria CACB, que precisou entender processos dos mais diferentes concursos para alcançar premiações internacionais. É um contínuo processo de aprendizado que envolve observação, experimentação e estudo. Ele deu dicas de como elaborar bons projetos e esclareceu dúvidas ao comentar cases enviados à CACB. “A prioridade não são palavras bonitas, mas projetos com coerência e que fazem sentido prático”, ressaltou Carlos Alberto de Rezende.

Legenda: Rezende, da CACB, em palestra durante o 5º Fórum Empreender